terça-feira, maio 28, 2024
Feira Do Livro 2016TODAS EDIÇÕES

CÍUMES E RELACIONAMENTOS EM PAUTA

A palavra tempo pode ser usada para determinar a passagem de momentos.  Ela pode ser calculada entre passado, presente e futuro. Cada pessoa passa por estes períodos de uma maneira. Mas como saber qual a hora certa de uma mudança? Qual o tempo de uma pessoa? Ele se diferencia de um para outro? É sobre isto que fala uma das crônicas do livro Fatos e Interpretações, de Odete Teresinha Bittencour.

Odete é pós-graduada em psicanálise pelo Instituto De Psicanálise Humanista de Santa Maria em parceria com o IMED – Passo Fundo. Este é o segundo trabalho individual da psicanalista, que buscou com suas crônicas trazer uma linguagem direta e simples para seus leitores: “existe muitos livros teóricos que normalmente não chegam ao alcance de toda a população. Busquei o contrário neste, pois quero alcançar qualquer perfil de leitor”.

Odete fala sobre sua preferência por crônicas e sua paixão pelo gênero simples e de fácil compreensão: “pego um sintoma e tento analisar de uma maneira direta, muitas vezes utilizando a literatura como pano de fundo”. Para ela, a psicanálise e a literatura são uma via de mão dupla, pois uma complementa a outra. Ciúmes, relacionamentos e tempo são temas abordados ao longo de seu livro. “Algumas obras de Jorge Amado me inspiraram e ajudaram para escrever as crônicas”.

ODETE TERESINHA - FATOS E INTERPRETAÇÕES (1)

Assessoria de Imprensa – UNIFRA
Texto acadêmica: Laís Flores Giacomelli
Foto: Lab de Fotografia e Memória. Vitória Martins
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)