DA PICADA BOTUCARAÍ PARA A FEIRA DO LIVRO
Nesta ensolarada e fria tarde de quarta feira, dia 10, foi lançado o livro No meio do caminho havia uma serra Picada Botucaraí & histórias regionais, escrito pela professora Clara Luiza Montagner, que desenvolveu a obra ao longo de dois anos de estudo. A professora explica que levou esse tempo porque além da pesquisa teve que fazer comprovação de que o local já existia antes do ano de 1800.
“A ideia de pesquisa nasceu por um colega do Centro de Artes de Letras de Sobradinho, que sugeriu escrever sobre a Serra do Botucaraí, que havia uma grande história e nunca tinha sido explorado. Então, comecei a pesquisar sobre a serra”, explica a professora.
Em sua pesquisa Clara explica que serra recebe outros nomes dependendo da região, em Santa Maria é conhecida como Sobradinho, mas já em Candelária recebe o nome de Botucaraí e também faz uma análise cronológica, quando nos anos de 1800 as pessoas que queriam ir para os campos de cima da serra tinham que passar por lá e assim nasceu o nome Picada do Botucaraí.
Texto elaborado pelo acadêmico Pedro Gonçalves/jornalismo-UNIFRA
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke