domingo, maio 19, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

FEIRA RECEBE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS

Uma atividade para fomentar a leitura inclusiva. Assim foi a contação de histórias que recebeu alunos surdos e alunos ouvintes na tarde desta quarta-feira, durante a Feira do Livro de Santa Maria.

Cerca de 30 alunos da escola Reinaldo Fernando Coser participaram da atividade. Os alunos contaram, em Libras, histórias da Chapeuzinho Vermelho e outras contações. Ao mesmo tempo, uma professora traduziu a história para os ouvintes.

“Acreditamos na leitura inclusiva para todas as pessoas, tanto surdas quanto cegas, e o interessante é que essa atividade também contempla alunos não ouvintes. Temos uma intérprete que traduz das libras para a língua portuguesa”,  explica a assessora de educação inclusiva da SMED, Patrícia Fantinel.

O diretor da escola, também surdo, Jeferson Miranda, comentou sobre a importância de atividades inclusivas como essa: “É importante incluir todas as atividades que envolvem a cultura surda. É a oportunidade do surdo também contar sua história e se incluir nas culturas”.

A atividade é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SMED), 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Fundação Doralina e também será realizada nesta quinta-feira, às 15h30min

A leitura inclusiva é uma das novidades da Feira 2017.(Foto: Caroline Costa/LABFEM-UNIFRA)
A leitura inclusiva é uma das novidades da Feira 2017.(Foto: Caroline Costa/LABFEM-UNIFRA)

Cobertura especial: Liciane Brun / Veleiro Conteúdo Criativo
liciane@veleiroconteudo.com