quinta-feira, maio 30, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

O SOM DO SUL INVADIU A PRAÇA

O espetáculo Musical Noites Gaúchas – Especial 45 Anos de Festivais invadiu o palco do Livro Livre na noite desta terça, 2 de maio. Foi um passeio pelos 45 anos dos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul em noite também marcada pelo lançamento do CD/DVD da XXIV Tertúlia Musical Nativista.

O espetáculo conquistou o plateia. O produtor Ricardo Freire explica: “É um espetáculo que nasceu de um outro espetáculo em 2001, que se chamava Palco do RS, que a gente havia feito com o Luiz Carlos Borges em Porto Alegre, que só tocava as músicas dos anos 50. Foi quando eu conheci esse repertório, e ele praticamente mudou a minha vida, por eu conhecer um repertório tão rico e tão bonito que eu não conhecia, uma sonoridade tão interessante”.

Ricardo Freire, contou que também serviu de inspiração para a criação do espetáculo infantil Pandorga da Lua (apresentado nas tardes de ontem e hoje na Feira) , pois  esses ritmos com sonoridades assim são ótimos também para as crianças. Além disso, outro objetivo desse projeto é levar para as escolas e para os adolescentes, para que eles conheçam mais do repertório regional e também a questão histórica e geográfica: “essa é uma forma de proporcionar educação”, avalia Freire.

Os músicos passearam por composições de festivais que já fazem parte do cancioneiro regional.
Os músicos passearam por composições de festivais que já fazem parte do cancioneiro regional.

Texto e foto: Fernanda Gonçalves / LABFEM – Jornalismo – UNIFRA
Prof. responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498).