quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2018

A OBRA DE UM IRMÃO QUE LUTOU POR NOBRES CAUSAS

Irmão Antônio Cecchin: seguindo o caminho, é uma pesquisa histórica sobre os movimentos sociais no Rio Grande do Sul. Irmão Antônio nasceu em Santa Maria, no bairro Cerrito e a obra é organizada por Matilde Cecchin. O livro reúne uma coletânea de artigos de várias pessoas que de uma forma ou outra participaram  dos movimentos sociais, no qual, Irmão Antônio esteve como líder, como o Movimento Sem-Terra (MST), Movimento das Mulheres, Movimentos Comunitários.

Segundo Odilon Machado, professor de história da rede estadual e colaborador da obra, é uma lacuna que contempla a trajetória de pessoas que se interessam pela história do Rio Grande do Sul, retratando os movimentos populares, através de Antônio Cecchin.

Frei Beto e Leonardo Boff estão entre os autores conhecidos nacionalmente que colaboram com artigos nesta obra, explica o professor. “Isso  mostra e descreve a realidade de Irmão Antônio em relação à época da Ditadura Militar, na qual ele sofreu muito, contendo depoimentos muito fortes sobre esta trajetória de alguém que se dedicou à luta pela justiça a partir da ótica cristã”, revela Odilon Machado.


Texto elaborado pela acadêmica Gabriela Gabbi / Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Foto: Lucas Linck/Labfem-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)