quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2018

EDMUNDO CARDOSO EM LIVRO E PLACA

Edmundo Cardoso, o homenageado da Feira de 2017, teve seu nome lembrado mais uma vez.  O livro O Edmundo que eu conheci narra a trajetória do renomado jornalista e escritor e diretor de teatro nascido em 29 de janeiro de 1917, em Santa Maria. Dentre seus inúmeros feitos está a criação da Escola de Teatro Leopoldo Fróes.

Cardoso recebeu inúmeras premiações, homenagens e distinções ao longo de sua vida. Sendo uma delas em 2001, quando foi  nomeado Patrono da 28ª Feira do Livro de Santa Maria. Uma das responsáveis pela organização do livro em homenagem a Edmundo é sua filha Gilda May Cardoso dos Santos. Conforme a organizadora, o livro é composto por relatos de pessoas que conviveram com ele no trabalho, na vida artística, na cidade ou até mesmo porque admiravam a sua pessoa.

Sobre a participação na 45ª Edição da Feira do Livro de Santa Maria, Gilda, destaca que: “Está sendo muito emocionante, muito cheio de lembranças e de memórias. O que nos comove mais é todo esse pessoal que esteve aqui para adquirir o livro e buscando saber sobre Edmundo Cardoso, porque isso prova que ele marcou a cidade”, conclui.

Logo após o lançamento, foi descerrada a placa em frente ao antigo Cine Independência, que nomeia o local como Largo Edmundo Cardoso.


Texto elaborado pela jornalista colaboradora Viviane Campos/ Egressa do Jornalismo UFN- Universidade Franciscana
Foto: Thayane Rodrigues/Labfem- UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)