domingo, maio 19, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM MÚSICA E CANTO

A tarde ensolarada de sábado colaborou para que crianças e adultos assistissem o espetáculo O Barquinho de Papel, livro CD em prosa realizada por Raul Maxuell e Marcelo Schmidt. No elenco, além de Schmidt na voz e violão, Camila Borges também está no espetáculo narrando a história do livro adaptada para a Feira do Livro, uma das feiras com o maior incentivo à leitura.

A obra conta a história da personagem Nina e do seu cão Timão. Os dois vivem altas aventuras que se iniciam no Chuí e terminam no Oiapoque. O texto fala sobre a preservação que se precisa ter com o ambiente e também com a água. Para a atriz Camila, que já tem essa consciência em casa, falar sobre a preservação ambiental é muito importante.“Nós queremos plantar uma sementinha em cada criança e adulto que apreciou o teatro. A ideia do espetáculo surgiu quando nos deparamos com as atrocidades que estamos fazendo com a natureza. Também queremos fazer a conscientização ambiental e falar sobre a reciclagem e do respeito com a natureza” , desafia Camila.

Já para Marcelo, dirigir esse novo projeto da dupla tem sido gratificante. Ele conta que a obra é para todos os públicos e mostra a importância em se preservar e cuidar da água.“É um espetáculo rico na valorização do humano como cuidador da nossa Mãe Terra”, acredita Schmidt.

O pequeno Edgar, 7 anos, diz ter adorado ouvir a história de preservação ambiental da Nina e do cão Timão. A mãe dele a fisioterapeuta Anelise Bischoff diz que desde quando o filho era bebê ela sempre ensinou a importância de reciclar e colocar o lixo no local certo. Mãe e filho são moradores de Restinga Sêca e contam que na cidade existe um projeto que incentiva a reciclagem e o descarte correto dos lixos.

IMG_4176

Texto elaborado pela acadêmica Natália Venturini Jornalismo/UFN

Foto da Acadêmica de Jornalismo Thayane Rodrigues/LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mostrar a importancia da agua precisa ser preservada, precisamos cuidar dela, ele junto de Camila encurtaram um pouco a historia, para um cenario mais movimentado. é um livro pra ser trabalhado em escolas e instituições que trabalhem isso. É um espetaculo rico em valorização do ser humano, como cuidador, dessa mae terra que temos, é para todos os pubçicos.

barquinho é narrativa de aventura da nina do cão timão é espetaculo intimista, pra aproximar o publico da gente, tem livro em maos, e le o livro, acredita na força do livro fisico, barquinho é contação de historias, texto complexo, nessa aventura passam por vegetações que sao destruidas pelo homem, tratam o tema da consciencia ambiental, é para ouvir e contemplar a musica. ele é mais uma historia musicada.

ideia surgiu: se depara com a atrocidade que fazem com a natureza e fazer a conscientização do lixo, da agua, da reciclagem, do respeito com a natureza e tb de plantar uma sementinha em cada criança e adulto que veio nos prestigiar.

 

 

 

 

Nina e seu cão Timão, partem numa aventura que inicia no Chuí e vai até o Oiapoque. Durante a viagem, eles buscam uma fonte de água pura que lhes permita purificar toda a água suja e poluída no mundo.