domingo, maio 19, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

A TRAVESSIA DE FOGO E LAMA NA FEIRA

O artista plástico Luciano Santos lançou, na tarde deste dia 10 de maio, o livro Travessia dos Lucros Perpétuos: Fogo e Lama. A travessia, o ir e vir, acompanha Luciano há bastante tempo em seu trabalho e ele sente que está em um ponto de sua vida que determinadas coisas o marcam mais do que o esperado, trazendo também inspiração. “Tenho pensado muito sobre as travessias da lama e do fogo vem causando no nosso país e me dói a alma, e não é preciso ir tão longe da Feira do Livro”, esclarece o autor. “Resolvi traduzir isto. Afinal de contas, de todas as travessias, a única da qual ninguém escapa é a travessia da vida para a morte”.

Esta Travessia de Luciano é um pouco de todos estes pensamentos e sentimentos dentro de um livro-arte, fanzine e cordel visual podendo  ser um grande quadro em uma exposição. Porém, para a Feira do Livro, o artista fez questão de não desconstruir o formato livro para que as pessoas se aproximassem dele. “Por ser mais ilustrativo, mostra minha inquietude e minha dor com estes elementos e, principalmente, a dor em saber que somos apenas uma estatística”.

Luciano Santos relatou que, ao pensar em estar na Feira do Livro para lançar esta obra, pensar em sua arte enquanto um livro foi uma tentativa de sair de sua bolha. “Enquanto artista visual, ficamos muito fechados em nosso trabalho e em nosso segmento”. Cada uma das “cópias” são muito similares entre si, mas bastante distintas umas das outras ao mesmo tempo pois cada uma foi produzida manualmente por Luciano, da capa à contracapa, com pequenas diferenças em seu conteúdo o que faz cada uma ser única.

Por ser formado em Design e Arte Visuais, teve a possibilidade de traduzir este livro numa sequência de ilustrações onde cada página pode ser vista como um pequeno quadro. A obra está disponível na banca da Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM).

DSC_0002

Texto elaborado pela acadêmica Bibiana Campos/Jornalismo UFN

Foto: Denzel Valiente/LABFEM – UFN

Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (Mtb 5498)