quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

NÃO JULGUE UM LIVRO PELO TAMANHO

Entre trovoadas e raios de sol, carregar um bom livro que cabe dentro da bolsa ou mochila pode ser uma bela opção para os leitores. Café ou chá para acompanhar, poltrona em casa ou banco da praça para sentar, os livros de bolso  (pockets) além de serem práticos pela sua mobilidade, são leves e acessíveis para a carteira. Ao caminhar pela feira lotada, alguns rostos preferem assistir a programação cultural, já outros, adentram ao corredor de livros que rodeia a Saldanha Marinho. No sentido praça-calçadão, a primeira banca a direita chama atenção por sua singularidade que são distribuídos os livros.

Ao lado da banca, os livros são organizados em um expositor giratório, e são separados por autores ou gêneros. Eles eram de diferentes cores e artes, assim como classificado pelas séries. Nietzsche, Bukowski, Machado de Assis, Eduardo Galeano. Um homem de 23 anos, atendente da banca, vestia a camiseta da 46 edição da Feira do Livro e usava um boné marrom. Augusto Maia Martins representa a editora no segundo ano consecutivo na Feira, e ressalta que as pessoas procuram mais pela diferença de preço. O mesmo livro, por exemplo, têm uma diferença significativa de dez reais a mais quando for em tamanho maior. Segundo o vendedor, o livro mais procurado é Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Herari.

Além disso, a editora possui uma maneira peculiar de abordar histórias mais complexas: para quem é fã da arte japonesa, os clássicos como Os Irmãos Karamázov, A interpretação dos sonhos, O Grande Gatsby, Hamlet, Assim Falou Zarastrusta, A Arte da Guerra e Metamorfose estão ilustrados em mangá.

Confira cinco dicas de livros clássicos que você pode encontrar na Banca da L&PM POCKET:

1 – Últimos Poemas – Pablo Neruda

2 – Misto-quente – Bukowski

3 – Ao Farol – Virginia Woolf

4 – Medo e Delírio em Las Vegas – Hunter Thompson

5 – O Último Magnata – Francis Scott Fitzgerald

DSC_0146

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo/UFN Juliana Brittes

Foto: acadêmica de Jornalismo/UFN Mariana Olhaberriet/LABFEM

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)