quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

A migração de canal da rádio mais antiga de Santa Maria

Na tarde desta terça-feira, dia 06, a Feira do Livro de Santa Maria recebeu o lançamento do livro “Migração no Rádio – No Ar, Imembuí FM!”, dos jornalistas Tiago Nunes e Gilson Piber. A sessão de autógrafos foi realizada na Livraria Athena, uma das participantes desta 47ª edição (confira mapa completo). 

A obra é resultado do trabalho final de graduação desenvolvido por Tiago Nunes no curso de Jornalismo, da Universidade Franciscana (UFN). Sob a orientação do professor Gilson Piber, ela traz os impactos da transformação da Amplitude Modulada (AM) para a Frequência Modulada (FM) na programação jornalística da Rádio Imembuí, assim como os reflexos percebidos.

Atuando na Rádio Imembuí desde 2010, Nunes conta que não participou desse processo de transformação, mas acompanhou com riqueza de detalhes os processos internos da migração e os trouxe para a pesquisa.

 “Quem trabalha no rádio diz que essa migração é o renascimento do rádio. Ela é o segundo fato mais importante desde que o rádio foi fundado”, comenta o radialista e narrador esportivo.

Já Gilson Piber aponta que o livro traz um trabalho intenso de pesquisa que alia a teoria e a prática e serve de motivação para quem trabalha ou vai trabalhar com o rádio. O Doutor em Comunicação ainda comentou sobre o processo de adaptação do meio comunicacional:

“O rádio, que já tinha a morte decretada em 1950, chega a 2020 cada vez mais vivo, mais forte naquele propósito de informar, de gerar o entretenimento e formar a opinião pública”.

Além disso, Piber não conteve elogios ao pupilo e colega de profissão:

 “Antes de ser um jornalista, o Tiago é um radialista espetacular. Isso facilitou muito, porque ele fez um trabalho onde o interesse dele estava completamente focado. Da minha parte coube orientá-lo e motivá-lo”.

A pesquisa  recorreu à entrevistas com sete agentes da migração da emissora mais antiga de Santa Maria, coleta de documentos históricos e ao acompanhamento da programação. A análise ainda apresenta um panorama do radiojornalismo no Brasil e no Rio-Grande do Sul.

O livro “Migração no Rádio – No Ar, Imembuí FM!” foi publicado através da Appris Editora. Ele já pode ser encontrado em livrarias participantes da festa literária santa-mariense.

 

Texto: Jornalista Letícia Sarturi (MTb 16365), especial para a Feira do Livro.

 

Fotos manchete/matéria: Ronald Mendes