domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

Poesias para inspirar trajetórias

Neste sábado, dia 10, às 14h30, ocorre o lançamento da obra poética “Do passado para o Futuro” na Feira do Livro de Santa Maria. De autoria de Felipe Silva, ela será apresentada em transmissão ao vivo no Estande Virtual, através da página da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Facebook.

O livro é a segunda publicação do jovem e reúne 30 poesias. A primeira foi escrita enquanto ele cumpria medida sócio-educativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (CASE-SM). No novo trabalho, o autor, já em liberdade, traz vivências, olhares sobre o passado, presente e a reconstrução de um novo futuro.

De acordo com o poeta, os primeiros escritos sugiram como uma forma de controlar sentimentos. Hoje, a arte é mais que uma ferramenta de recuperação. Para Felipe Silva, ela é um mundo de magia que o inspira no dia a dia.

“É como as poesias que escrevo. Cada uma tem um significado, sentimentos, que vão além de simples palavras. Vão além de barreiras e superam o mundo das trevas. Na vida de um autor, as poesias se tornam música para a alma. As poesias se transformam em uma estrada longa, linda e bela”, comenta o autor.

O livro foi desenvolvido através das atividades da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento na Infância, Adolescência e Juventude (REDIJUV), da UFSM. Conforme a coordenadora do projeto, Jana Gonçalves Zappe, através das poesias de Felipe Silva é possível inspirar outros adolescentes a encontrarem os próprios recursos e caminhos para superar o conflito com a lei.

A professora também fala que essa população é invisibilizada quanto às potencialidades e sucessos, além de sofrer com o preconceito e a estigmatização.

“Acreditamos que obra do Felipe, bem como a própria história dele, podem despertar a sensibilidade para a problemática complexa que envolve a situação de conflito com a lei, promover o reconhecimento social tão necessário ao processo de superação”, elucida.

“Do passado para o futuro” também é uma realização da Editora Experimental pE.com do curso de Comunicação Social – Produção Editorial da instituição de ensino. A coordenadora do laboratório, Marília de Araújo Barcellos, comenta sobre a parceria que resultou na obra:

“O livro de poesia do Felipe é uma proposta iluminada de recuperação e de esperança para quem está, por exemplo, dentro do CASE. Todo nós temos sonhos e é tão bom quando podemos realizá-los em parcerias, criando vínculos como é o caso do pE.com e da REDIJUV”.

O novo trabalho de Felipe Silva já está disponível para download gratuito no site da pE.com.

 

Texto: Jornalista Letícia Sarturi (MTb 16365), especial para a Feira do Livro.