quinta-feira, maio 30, 2024
Feira do Livro 2021TODAS EDIÇÕES

Em show intimista o duo Aroma anima o público da noite de Livro Livre dedicada à música

O Aroma tomou conta do Theatro Treze de Maio na noite de Livro Livre deste sábado. O duo, composto por Artur Poffo e Pedro Pacheco, se apresentou no melhor formato “um banquinho e um violão”, só que dessa vez acompanhados de Thiago Trindade, baterista e percussionista. A performance, com ares intimistas, iniciou com composições autorais e ritmos oriundos da música popular brasileira.

A música ‘Bilboquê’ contou com a participação especial da flautista Marina Monteiro. Ao falar, emocionado, da presença de seu avô no teatro, Pedro contou que o nome da canção surgiu do brinquedo que esse era craque. Em seguida foi a vez de Martim Ronsini, músico da Vespertinos, subir ao palco para cantar junto ao duo, uma música de sua banda, que também se apresenta no Livro Livre, dia 15 de outubro.

O duo, formado há três anos e meio, surgiu da amizade dos músicos que se conhecem desde a adolescência, ainda em Ijuí, cidade Natal dos músicos. Traduzindo o cotidiano através de seus versos, a banda trata em suas composições temas que transpassam a todas pessoas como relacionamentos, trabalho, angústias pessoais e coletivas. A presença da literatura também contribui para o processo criativo dos compositores, segundo Pedro. “Nós temos uma música que se chama ‘Grafia’ e ela fala sobre a escrita e como inscrevemos certas situações em nossas vidas. A literatura me ajuda muito a ter ideias. Normalmente os períodos que mais componho são aqueles que estou lendo mais. Isso me traz um pouco de introspecção e me abre as ideias de uma forma diferente”, afirma.

Os músicos ressaltaram a importância de estarem participando da Feira do Livro de Santa Maria. Arthur considera o momento uma grande honra e satisfação por ter espaços públicos como incentivadores da cultura. “Nós víamos as pessoas se apresentando no Theatro Treze de Maio, para nós sempre foi algo que almejamos, ter essa oportunidade de se apresentar aqui. Então esse retorno aos palcos não poderia ser mais especial. é a primeira vez, desde a pandemia, de ver nosso público olho no olho. É a primeira vez na Feira do Livro e também no teatro. Está sendo uma sensação inenarrável”, acrescenta Pedro.

A Feira do Livro ocorre até 16 de outubro, com programação híbrida na Praça Saldanha Marinho, no Theatro Treze de Maio e nas redes sociais da Feira. Na noite de 10 de outubro o Livro Livre terá a presença virtual de André Trigueiro. O público poderá acompanhar o diálogo pela transmissão nas redes sociais da Feira do Livro de Santa Maria.

 

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Liciane Brun – MTB 16.246