quinta-feira, maio 30, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

CULTURA E EDUCAÇÃO JUNTAS NA FEIRA DO LIVRO

Na abertura da 49° Feira do Livro na noite desta sexta, 29 de abril, no Theatro Treze de Maio, a Secretária de Cultura, Rose Carneiro abordou a sua trajetória, passando por diversos momentos. A Feira foi criada no final dos anos 60, enfrentou dificuldades, teve um seu hiato nos anos 90 e ressurgiu em 1995 e teve seu crescimento e consolidação como conhecemos hoje.

Rose, nos leva através da história para destacar a importância e a valorização das instituições, e reconhecer que a Feira da Livro, é uma construção coletiva e colaborativa. Ela ainda ressalta a importância da Feira para imagem da nossa cidade, região, estado e país. Para encerrar, a Secretária de Cultura, destaca que todos que fazem parte da Feira tem seu papel na história, sendo eles escritores, artistas, comissões organizadoras, a prefeitura, empresas parceiras e demais colaboradores.

Após discurso da Secretária de Cultura, foi a vez da Secretária de Educação, Lúcia Madruga. Ela destacou a importância das escolas municipais inseridas na Feira, como forma de gerar um processo de formação cultural para crianças e estudantes. Ela acrescenta que a cultura e educação são fundamentais para modificar a forma de pensar dos educandos e educadores. E encerou reforçando a ideia de que a adoção da cultura no ambiente escolar, visa a discussão de diversos saberes, a pluralidade de pensamento e diversidade cultural. Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana.

Texto elaborado pelo acadêmico Rubens Miola
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Fotos: Ronald Mendes