quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

UMA EXPOSIÇÃO PARA SAUDAR VERISSIMO

Para comemorar os 85 anos de Luis Fernando Verissimo, celebrados em 2021, o escritor gaúcho ganhou uma grandiosa exposição nacional de caricaturas, algo inédito no gênero, o equivalente a um salão de humor. A exposição, que nasceu originalmente em Porto Alegre, estará na Praça Saldanha Marinho durante a Feira do Livro. A abertura da “Caríssimo Verissimo” ocorre no próximo domingo (1), às 16h, no coreto.

A exposição reúne trabalhos de 86 artistas gráficos e visuais do Rio e São Paulo, Salvador e Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis, Porto Alegre e de dezenas de outras cidades em vários estados.

Metade deles, por pura admiração, já havia caricaturado LFV, e publicado seus desenhos na imprensa ou revistas, em livros ou na internet.  Alguns presentearam LFV com originais, como Angeli e os irmãos Chico e Paulo Caruso. Além deles, se destacam na exposição a arte dos mestres da caricatura, como Baptistão, CAu Gomez, Cavalcante, Dalcio, Fernandes e Lula Palomanes.

O público poderá se encantar com as visões veríssimas de Adão, Benett, Bruno Ortiz, Cado, Canini (participação póstuma), Edgar Vasques, Jaca, Joaquim da Fonseca, Jota

Camelo, Laerte, Lipe, Maumau, Pablito, Rodrigo Rosa, Santiago, e também da arte dos santa-marienses Maucio, Elias, Jô e Byrata.

Focados na cara ou na figura de LFV, o elenco inteiro brinda o autor de mais de 80 livros com desenhos de todos os estilos, formas e técnicas. Essa imensa e admirável galeria os leitores e os admiradores de LFV vão poder curtir (ao vivo e a cores e também em p&b) na expo “Caríssimo Verissimo”.


Visitação: a partir de 1º de maio, no Coreto da Praça Saldanha Marinho, no horário de funcionamento da Feira do Livro de Santa Maria.

Foto: Liciane Brun