domingo, julho 21, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

CLOWNFUSÃO NO PALCO DO TREZE DE MAIO

Na tarde desta terça-feira, dia 10 de maio, o Theatro Treze de Maio recebeu o espetáculo “Clownfusão”. A apresentação da Ilógica Cia. trouxe uma proposta circense que disponibilizou um cardápio com diversas atrações onde o público “paga”, de maneira simbólica, pela performance que deseja assistir. A atração é realizada pelo “Peido Pesado”, interpretado por Tiago Gonçalves Teles, 39 anos, e “KatuPiry”, criado por Felipe Gonçalves Mendes, 31 anos.

Clowns levaram um cardápio para o público escolher as atrações do espetáculo. FOTO: Ronald Mendes

O grupo surgiu de um desdobramento de outro, o “Clowns Krump”, de 2010. Após uma apresentação em 2017, intitulada “lógica”, que fala sobre o lógica do trabalhador, os artistas criaram o “Ilógica Cia”.

O nome desse espetáculo remete ao que os artistas vieram a adotar para suas performances: uma confusão de palhaços ao palco. O termo une “clown”, palhaço em inglês, e “fusão”, que remete à culinária e confusão.

A ideia chave para o espetáculo surgiu do mestrado de Gonçalves. Chamada de “palhaformance”, ela é uma forma de desenvolver a palhaçaria a partir de seu próprio ponto de vista.

Para os dois, a reação do público é fundamental para a realização do trabalho, pois faz com que eles compreendam aquilo que o público gosta e sigam por essa linha. Além disso, as lives que fizeram durante a pandemia de Covid-19 foi um ótimo medidor, pois eles ficaram atentos as curtidas e aos comentários para trazer as expressões artísticas preferidas dos espectadores.

Público interagiu com os artistas no palco do Theatro Treze de Maio. FOTO: Ronald Mendes

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de jornalismo da Universidade Franciscana

Texto elaborado pelo acadêmico Luiz Paulo Favarin

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Foto de capa: Fernanda Menezes (LabFin – UFN)

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria