segunda-feira, maio 20, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

CULTURA GAÚCHA EM VERSOS E TRAÇOS

Os lançamentos de livros desta terça-feira, dia 10 de maio, foram marcados pelo regionalismo. As obras “Rio Grosso do Sul”, de Bier, e “Pitangas”, de Gujo Teixeira, abordam de formas distintas a cultura do Rio Grande do Sul e de seus habitantes.

“Rio Grosso do Sul” é um livro humorístico, que conta histórias curtas do gaúcho antigo por meio de desenhos assinados pelo jornalista e cartunista Bier. “O livro possui contos do gaúcho primitivo, aquele que não existe mais. É uma brincadeira com o gaúcho tradicional”, comenta o autor da obra. Ele ainda ressalta que o livro é destinado para crianças acima de 12 anos. “Humor, como tudo, é uma crítica de costumes. O livro trabalha com deslocamento de sentido e busca a piada por meio da surpresa”, complementa Bier.

O jornalista e cartunista Bier lançou o livro humorístico “Rio Grosso do Sul”

Já “Pitangas”, de Gujo Teixeira, nome reconhecido do nativismo gaúcho, une trovas que começaram a ser elaboradas durante a pandemia e tem o objetivo de passar uma mensagem para os leitores. “Pitangas porque é uma fruta que se pega uma por uma e vai provando. Não seria diferente do livro, que é feito de trovas, um verso de quatro linhas, que por ele si pode se bastar, então tu pode abrir, ler e fechar”, comenta o autor.

Gujo Teixeira ainda explica que a obra é sensorial, juntando cinco sentidos. Além da visão, pela leitura das trovas, todas elas foram gravadas e publicadas no Spotify, contando com a participação de anônimos e artistas como Marcos Palmeira, Letícia Spiller e o Gaúcho da Fronteira. A obra ainda traz a textura da pitanga na capa, um creme para as mãos com o sabor da fruta, o perfume dela nas páginas e balas para o paladar.

O poeta Gujo Teixeira, nome de destaque no nativismo, lançou a obra sensorial “Pitangas”

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana

Texto elaborado pelo acadêmico Lucas Acosta

Professor Responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Fotos: Fernanda Menezes (LabFin – UFN)

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria