terça-feira, maio 28, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

MULHERES EMPREENDEDORAS GANHAM DESTAQUE EM LIVRO

O empreendedorismo feminino ganhou ênfase na tarde desta terça-feira, dia 10, na obra “Personalidades Femininas”, lançada na Feira do Livro de Santa Maria. O livro da empresária Sandra Ávila registra, através das palavras, as trajetórias de 28 mulheres de Santa Maria e região que se destacaram, no último ano, nos variados setores que atuam.

O livro é fruto de uma série de eventos que Sandra Ávila promove ao longo das últimas décadas: “Personalidades Femininas é um evento que eu realizo há mais de 20 anos em Santa Maria, onde a gente destaca as mulheres empreendedoras que são vencedoras dentro de sua área. Com a pandemia, nós ficamos dois anos e meio sem realizar esse evento, e dentro desse processo a gente teve a oportunidade de conhecer autores e editores que sinalizaram essa ideia de transformar o evento em uma obra literária”, comenta a empresária.

No livro, cada uma das 28 personalidades conta como lida – e busca a superação – tanto no momento de pandemia como também na retomada das atividades econômicas. O impacto da obra de Sandra começa já na escolha das homenageadas: “A pesquisa das próximas personalidades femininas é realizada dentro dos cinco eventos que ocorrem durante o ano, onde os presentes indicam. Além disso, as homenageadas do ano têm a prioridade de indicação para as mulheres do próximo ano”.

O objetivo da autora é que o lançamento de “Personalidades Femininas” ocorra a cada dois anos. Além do livro, Sandra leva as mulheres homenageadas aos eventos que promove e participa para que estas personalidades sirvam de força para novas mulheres em posições de destaque: “A mulher já vem assumindo um espaço diferente, com uma visão refinada. É notável que muitas mulheres empreendedoras conseguem posições de destaque em razão da sua criatividade, visão refinada e instinto maternal, que são diferenciais especialmente nesse momento pós-pandemia”.

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana

Texto elaborado pelo acadêmico Petrius Dias
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Foto: Júlia Buttignol (
LabFem-UFN)

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria