quinta-feira, junho 13, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

A TRÍADE ENTRE O PASSADO E PRESENTE DA ASL

A Academia Santa-Mariense de Letras (ASL) lançou na tarde desta sexta-feira (12) três obras de distribuição gratuita ao público. “Patronos: Volume 2”, “Biografia dos Acadêmicos 2021” e “Em prosa e verso XV” formam uma tríade entre o passado e o presente da história da Academia que surgiu em um primeiro momento como Associação Santa-Mariense de Letras.

Uma das organizadoras de “Em prosa e verso XV”, Carla Mano, comemora a trajetória da entidade que fomenta a literatura da cidade. “É mais que um privilégio. É algo que nos orgulha, realmente fomentamos a cultura. Não é de hoje, todos os anos a gente promove livros gratuitos incentivando a cultura. Todo ano nós abrimos concurso fomentando novos escritores e ilustradores. Há mais de duas décadas estamos atuando em favor da cultura, em favor da leitura”, comenta.

Evandro Weigert Caldeira, co-organizador das três obras falou sobre como é integrar o time da Academia que, segundo ele, muito aprendeu com os colegas. “É uma honra fazer parte desse grupo há tanto tempo. Pra mim é um aprendizado conviver com esse pessoal que produz literatura há mais tempo. Assinar como co-organizador é um outro trabalho, nós fazemos toda a revisão e seleção dos textos que vão integrar a antologia”, explica.

Fundada em 1986, a Associação Santa-Mariense de Letras tornou-se Academia no ano de 2006. De lá pra cá, a Academia já soma mais de 40 livros lançados seguindo a missão de cultivar a produção literária em Santa Maria. 

Texto e foto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa