quinta-feira, maio 30, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

LIVRO APRESENTA INSTRUMENTO MUSICAL ARGENTINO PARA PÚBLICO INFANTIL

Dos sons ao símbolo cultural, o instrumento de origem argentina bombo leguero é tema da terceira obra do escritor Sandro Cartier. A publicação “Bombo Leguero” é voltada ao público infantil e foi lançada na tarde desta terça-feira (02) na Praça dos Livros da 50ª edição da Feira.

No decorrer das 40 páginas é abordada uma fábula criada pelo autor sobre a origem do instrumento, incluindo o som e o funcionamento. De acordo com o escritor, a principal característica do trabalho é instigar a curiosidade dos pequenos leitores. O objetivo é incentivar a pesquisa de outros instrumentos musicais para que as crianças construam uma sonoroteca desde cedo a partir do despertar de questões como: “De onde vem o som?” e “Qual é o nosso ambiente sonoro?”.

“A minha maior preocupação em relação a esse livro é trazer isso. Em trazer essa possibilidade de pesquisa, não somente sobre bombo leguero, mas que ele possa ser um start para que outros instrumentos possam ser pesquisados também. Com a vinda do instrumento vem uma cultura, vem uma história do lugar, de pessoas, que acho super interessante de ser trabalhadas desde criança, na infância”, explica Sandro.

A fábula se passa em Santa Maria e conta com ilustrações de Mauro Freitas. Elas possuem relação com lugares específicos da cidade como forma de transmitir a sensação de pertencimento. “A gente pertence a esse lugar. A gente gosta desse lugar. A gente vive nesse lugar. A gente tem que respeitar e principalmente divulgar em todos os 15 cantos do mundo como é a nossa cidade”, comenta o escritor. E a partir de Santa Maria, a publicação seguirá por outras regiões para despertar a curiosidade entre os pequenos leitores.

Foto: Letícia Sarturi

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN – e Letícia Sarturi

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa