sábado, maio 25, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

LIVRO DE POESIA VERSA SOBRE O AMOR ATRAVÉS DO CUNHO SOCIAL

Plumas Esvoaçantes”,  obra do advogado Luiz Paulo Flôres, foi lançado na tarde desta quarta-feira (03) na Feira do Livro de Santa Maria. O livro de 125 páginas apresenta 71 poesias que mesclam palavras e reflexões através de uma escrita de cunho romântico-social. 

Natural de São Vicente do Sul, o escritor define sua literatura como abolicionista moderna.

“No que concerne a poesia social, trago poesia de um embate com a nossa realidade. Eu trago que nós não temos totalmente a liberdade tão sonhada pelos poetas, filósofos e escritores. A gente tem uma meio liberdade, uma concepção errônea no sentido mais lato sensu. Então, o Plumas traz uma denuncia ao trabalhador que não consegue a sua autonomia, não consegue totalmente sua liberdade por ser submisso e subserviente ao apito das fábricas”, explica o escritor.

Plumas Esvoaçantes” é uma obra do advogado Luiz Paulo Flôres

Com formação também em biologia, Luiz traz uma forte presença da natureza entre os versos, fazendo uma simbiose entre a poesia, filosofia e a própria biologia. Foi numa noite de primavera, ao contemplar o céu estrelado, que surge o título do livro, também influenciado por um clássico da literatura nacional.

“O Plumas Esvoaçantes é uma paráfrase do livro de Castro Alves, Espumas Flutuantes. Ele traz no seu contexto a poesia romântica de uma forma mais elevada, então é um pouco prolixo. Até por ter sido um momento da minha vida em que eu tive muita leitura de autores mais complexos. Hoje eu já escrevo outros livros com mais tranquilidade na questão do léxico”, revela o advogado.

O escritor também participou do Recital Poético e Performance da Casa do Poeta de Santa Maria, declamando poesia do Plumas Esvoaçantes.

 Foto e Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa