terça-feira, maio 28, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

NO DIA DO TRABALHADOR, ESPETÁCULO ABORDA COTIDIANO NUMA EMPRESA DE ENTREGAS

O feriado de 1º de maio, dia dedicado ao trabalhador, teve espetáculo que dialogava com a temática da data na Feira do Livro de Santa Maria. Com o Theatro Treze de Maio lotado de adultos e crianças, o espetáculo narrou a rotina de dois funcionários da empresa “Lógica Ltda.” que se dedicam a cumprir metas na transportadora em que trabalham. A vida deles é organizar, catalogar e despachar encomendas.

Nos minutos que antecederam a apresentação, as crianças, em coro, pediam pelo início do espetáculo. E foi exatamente neste ritmo de interação constante que a peça seguiu durante a uma hora de sessão. Entre as gargalhadas dos pequenos e também dos adultos, a dupla da Cia. Ilógica, estreante na Feira do Livro, provocou reflexões sobre ambientes de trabalho, monotonias das rotinas e as pressões do meio corporativo.

A dinâmica de trabalho que os funcionários da Lógica Ltda executavam logo foi compreendida pelo público infantil. Em certo momento da peça, onde o empregado tentava tomar um café e era avisado sobre os prazos através do gestual de relógio no pulso, pode-se ouvir a voz de um menino vindo da platéia: “trabalha!”

No palco, cercado por caixas de entrega, logo foi possível ver a silhueta das crianças que se aproximavam da beirada para acompanhar de perto as trapalhadas da dupla que se esforçava  para cumprir as metas cobradas pelo patrão.

Ao fim da apresentação, a pequena Laura Soares Campos Anabor, de 8 anos, questionava sua mãe sobre o propósito do espetáculo e manifestou ter sentido a ausência da folga no cotidiano dos funcionários da transportadora. A mãe da pequena, a professora universitária Rosana Soares Campos, destaca o fato de a apresentação ser para todas as idades.

“Eu adorei! Eu acho que a Prefeitura e a Secretaria de Cultura estão de parabéns, nesta 50ª Feira do Livro, com espetáculos maravilhosos. Eu acho que é uma peça que não  é só para crianças, é para adultos também, para a gente poder refletir sobre o trabalho, hoje, no dia do trabalhador. Não é uma peça só para crianças, é uma peça para a família”, sinaliza a professora.

Com estreia no palco do Theatro Treze de Maio em 2017, o grupo Cia. Ilógica comemorou o retorno no ano em que a Feira comemora 50 edições. Felipe Mendes, ator da peça, comentou sobre a interação com o público.

“Estar aqui é muito gratificante! É muito legal poder participar e também é muito importante saber que Santa Maria já tem 50 edições da Feira do Livro. Foi muito bacana a interação com as crianças. O bom do espetáculo é que as crianças curtiram e os adultos também. A gente costuma dizer que nosso trabalho são para as pessoas, não apenas para crianças ou adultos”, explica o ator.

Fotos: Ronald Mendes

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa