Feira Fora da Feira amplia programação com novas intervenções e leituras
Após duas semanas de atividades descentralizadas pela cidade, a programação da Feira Fora da Feira foi ampliada. De 10 a 13 de junho ocorre o “Intervenções e Leituras” nas escolas públicas (confira a programação abaixo). Artistas e grupos culturais locais desenvolverão oito ações para estudantes da rede pública. Além de leituras, eles fomentarão outras expressões artísticas na contação de histórias, como por meio do teatro, dança e música. A iniciativa faz parte da primeira fase da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.
Devido aos danos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul durante o mês de maio, a data da Feira foi alterada e ela ocorre em dois momentos. O primeiro, chamado a Feira Fora da Feira, é desenvolvida desde 24 de maio e traz diversas ações descentralizadas pelo município. Elas já envolveram leituras nas escolas, contações de histórias, visitas de escritores e atividades no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga.
Já as bancas de livreiros e a programação cultural retornam à Praça Saldanha Marinho na segunda etapa da Feira: de 23 de agosto a 07 de setembro. Na ocasião, o público contará com bate-papos literários e apresentações musicais do Livro Livre e espetáculos infantis no Theatro Treze de Maio.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
PROGRAMAÇÃO INTERVENÇÕES E LEITURAS
- Segunda (10/06)
9h: EMEF Euclides da Cunha | Palhaça Brum e Palhaça Bica Bonatta
14h: EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio | Palhaça Brum e Palhaça Bica Bonatta
- Terça (11/06)
9h: EMEF Irmão Quintino | O Circo do Mundinho Feliz (Grupo Teatro Por Que Não?) 14h: EMEF Hylda Vasconcellos | O Circo do Mundinho Feliz (Grupo Teatro Por Que Não?)
- Quarta (12/06)
9h: EE DOM ANTÔNIO REIS | Vintage Dance Studio
14h: EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro | Grupo Contra-Regras de Teatro
- Quinta (13/06)
9h: EMEF Lidovino Fanton | Grupo Contra-Regras de Teatro
14h: EEEM Walter Jobim | Polly Divertida
Foto de Capa: Ronald Mendes
Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa