sexta-feira, julho 26, 2024
Feira do Livro 2024

Inovação & Leitura incentiva empreendedorismo e criatividade entre estudantes da rede pública

De olho no futuro, estudantes da rede pública de ensino realizam uma imersão nas atividades do “Inovação & Leitura” desde a última terça-feira (04), no LabCriativo, localizado no Mercado da Vila Belga. O ciclo de vivências criativas, palestras, oficinas e bate-papos encerrou nesta quarta-feira (05) com foco no empreendedorismo, na carreira e no incentivo a criatividade. A programação integra a Feira Fora da Feira, primeira fase da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.

O diretor da Ulbra Santa Maria, Ronie Gabbi, compartilhou experiências, conhecimentos e motivou os estudantes. Ele esteve à frente da palestra “Ler para Ser” e do Quiz Interativo, que atraiu a atenção dos jovens por meio de tecnologia e  com questões de conhecimentos gerais.

Quiz Interativo proposto por Ronie Gabbi foi um dos destaques da programação

 

Os jovens também escolheram o rumo da vivência proposta por Gabbi através da troca online. O principal assunto apontado por eles quanto ao futuro foi o medo de fracassar. “Te permita errar erros novos e transforme esse erro num aprendizado (…) Você é um produto das decisões que você tomou”, alerta o palestrante, que pontuou que o fracasso faz parte da jornada da vida.

Já entre “as palavras que representam o futuro” que foram indicadas pelos estudantes estavam dúvida, medo e ansiedade. Uma realidade que a Oficina de Planejamento de carreira/teste vocacional tentou romper ao proporcionar novas perspectivas aos participantes.

De acordo com a responsável pela oficina, Larissa Cristina Dal Piva Moreira, a iniciativa mostrou novas profissões e que o aprendizado é contínuo devido as novas tecnologias. “Além da parte tecnológica, da técnica, é preciso desenvolver relacionamento interpessoal, autoconhecimento, inteligência emocional, adaptabilidade, flexibilidade, proatividade. Tudo isso no planejamento de carreira”, comenta Larissa.

Oficina de Planejamento de carreira/teste vocacional trouxe novas perspectivas aos jovens

 

Para a estudante do 8º ano da EMEF Professora Maria de Lourdes Bandeira Medina, Tayana Broll, 13 anos, as ações trouxeram reflexões: “Essas palestram ajudam muito pessoas tipo eu, que sou muito confusa em relação ao meu futuro. Eu não sei muito bem o que eu quero fazer. Essas palestras fazem eu refletir muito. Acabo pensando sobre o que eu quero, o que eu posso fazer”.

MISSÃO CRIATIVA SEGUE ATÉ SEXTA

Até a próxima sexta-feira (07), os alunos participarão de dois workshops do Missão Criativa: Missão MAKER e Missão STARTUP. O primeiro, voltado aos Anos Iniciais, recorrerá à atividades para desenvolver as habilidades de criatividade, técnicas, cognitivas na área de STEAM (Science, Technology, Engineering and Math), socioemocionais e comportamentais como foco, concentração, como lidar com a frustração e resiliência.

Já no Missão STARTUP, os alunos dos Anos Finais aprenderão sobre o uso consciente da tecnologia ao se tornarem protagonistas na construção de um objeto. Eles serão desafiados a produzir um protótipo modelado no computador simulando um produto que poderia ser de uma Startup.

Workshops do Missão Criativa ocorrem até a próxima sexta-feira (07)

 

A organização da Inovação & Leitura conta com a participação das Secretarias de Cultura e de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria, da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Inovação e do INOVA CENTRO e do INOVA RS, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do estado do Rio Grande do Sul. Também possui o apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

As atividades Inovação & Leitura têm o patrocínio da Corsan, Voalle, AVMB, Forte e Construtora Jobim. Tem apoio da ULBRA Santa Maria, AMF, UFN, Unimed, Unicred, Gradual e Sicredi.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul #proculturars.

Fotos: Ronald Mendes

Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa