quinta-feira, junho 13, 2024
Feira do Livro 2024

Missão Criativa encerra atividades do Inovação & Leitura

Esta sexta-feira (07) foi mais um dia de descobertas nos workshops desenvolvidos pela startup Missão Criativa, no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga. A iniciativa voltada para o despertar da criatividade e de habilidades entre estudantes da rede pública integra a programação do “Inovação & Leitura” da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.

Durante três dias, a ação criativa foi realizada através de duas oficinas que estimularam os participantes a desenvolver habilidades por meio de métodos de ensino inovadores e tecnológicos. “A ideia é que eles, fazendo essas atividades, se empoderem e entendam que eles possam fazer quase qualquer coisa. Então é o início de um empoderamento para eles”, comenta Andrea Mussi, fundadora do Missão Criativa, empresa que constrói brinquedos educativos com a comunidade escolar.

Vivência com óculos de realidade virtual foi uma das atividades do Missão Criativa

 

No Missão Startup, alunos dos Anos Finais participaram de modelagem em 3D, de criações com caneta 3D e vivência com óculos de realidade virtual. “Nunca tinha visto nada parecido”, comentou o estudante do 8º ano da EMEF Martinho Lutero, Kauan Hengen, 14 anos, sobre a oficina de modelagem que o incentivou a criar uma casa.

Já a oficina Missão Maker trouxe ações de desenvolvimento de habilidades como criatividade, concentração, foco e resiliência para estudantes dos Anos Iniciais. “Eu aprendi a usar o manual, a montar as coisas”, explicou Yasmin Vitória Coelho dos Santos, 10 anos, 5º ano, EMEF Oscar Grau, sobre o processo de montar uma máquina de reação em cadeia e uma árvore do conhecimento.

Yasmin dos Santos aprendeu a montar uma máquina de reação em cadeia

A organização da Inovação & Leitura conta com a participação das Secretarias de Cultura e de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria, da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Inovação e do INOVA CENTRO e do INOVA RS, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do estado do Rio Grande do Sul. Também possui o apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

As atividades Inovação & Leitura têm o patrocínio da Corsan, Voalle, AVMB, Forte e Construtora Jobim. Tem apoio da ULBRA Santa Maria, AMF, UFN, Unimed, Unicred, Gradual e Sicredi.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul #proculturars.

Fotos: Ronald Mendes

Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa