quinta-feira, setembro 12, 2024
Feira do Livro 2024

Alunos selecionados no Concurso Cultural da 51ª Feira do Livro participam de atividades no LabCriativo

Após a seleção de 38 textos produzidos por alunos dos 8º e 9º da Rede Municipal de Ensino (RME), o Concurso Cultural da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, teve uma nova etapa. Na tarde desta terça-feira (13), os 38 alunos classificados no concurso participaram da imersão “Contando as histórias de Santa Maria”, com palestras e vivências com professores do Centro de Documentação e Memória da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no LabCriativo (antigo Mercado da Vila Belga).

Os workshops tiveram a mesma temática do Concurso Cultural: “paisagem – lembranças – história – vida”. A competição é uma iniciativa da patronesse desta edição da Feira do Livro, a professora Amanda Scherer.

“O Concurso Cultural é uma inovação da Feira, proposta pela patronesse, e que é um trabalho bem mais profundo de leitura além da literária. É mostrar aos alunos da Rede Municipal a como fazerem uma leitura de mundo, da cidade e do bairro no qual eles vivem, mas para além daquilo que foi contado para eles. O foco é que eles encontrem maneiras de contar a história deles e de onde vivem a partir de um novo olhar. E estes workshops no LabCriativo são com professores que mostram linhas de estudos que dão este novo ponto de vista da cidade, de um bairro, de histórias e vivências”, pontua a secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro.

A professora Amanda Scherer conta que a ideia do concurso surgiu a partir de uma conversa com seus sobrinhos-netos após as fortes chuvas que atingiram ao Rio Grande do Sul, em maio deste ano.

“Eles me questionaram o que podemos fazer para que situações como estas não ocorram novamente e eles são crianças, que não entendiam a linguagem dos cientistas que apareciam nas reportagens sobre o assunto. A partir do olhar deles, entendi que poderíamos trabalhar isso em maior escala, e assim surgiu a ideia do Concurso Cultural da Feira do Livro com o tema  paisagem – lembranças – história – vida. Porque pensar a nossa história, as nossas vivências, o local em que estamos são maneiras de pensarmos também no futuro e no que buscamos”, salienta a patronesse.

 

A patronesse da 51ª Feira do Livro, Amanda Scherer, (a esquerda) é a idealizadora do concurso cultural

Na tarde desta terça-feira, os alunos assistiram à palestra “Arqueologia – primeiros habitantes”, com o educador André Luis Ramos. O workshop tratou sobre maneiras de conhecer a história de um local a partir de artefatos, fósseis e outros itens encontrados em escavações, pinturas em cavernas e outros vestígios de antepassados. Em seguida, o professor Valter Antonio Noal ministrou “Histórias sobre Santa Maria”, que apontou novas maneiras de conhecer a história de uma região a partir da fauna e flora.

A imersão seguiu com a apresentação do Projeto Sentinela, com a professora Vanessa Barbisan Fortes, que trata da “Etnobiologia e educação ambiental para a conservação dos bugios e seu habitat”. Já Everton Rodolfo Behr apresentou “Olha o passarinho: despertando o interesse pela avifauna em alunos do ensino fundamental”, que também utiliza da temática da natureza como forma de reconhecer espaços dentro da cidade.

E a palestra “Manutenção, estruturação de ações e programas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim” foi ministrada por Alexandre Swarowsky, que pontuou sobre as mudanças geográficas de regiões a partir da movimentação de rios e afluentes. A atividade desta terça encerrou com fala da patronesse da 51ª Feira do Livro, Amanda Scherer.

PRÓXIMAS ETAPAS

Após o workshop, os estudantes retornam às escolas, apresentam relato para a turma sobre a atividade e escolhem cinco colegas para organizarem um pôster. Este será elaborado com base no texto selecionado no Concurso Cultural e das informações que os alunos receberam na imersão “Contando as histórias de Santa Maria”. Na escola, a responsabilidade da confecção do pôster fica por conta de um professor.

Estes posters serão expostos na 51ª Feira do Livro de Santa Maria, que ocorre de 23 de agosto a 7 de setembro, na Praça Saldanha Marinho. A partir da apresentação no evento, a população votará nas obras e as cinco mais votadas serão vencedoras. Os ganhadores receberão medalhas, passeios especiais para a turma e terão publicação impressa dos textos.

As obras selecionadas são de alunos das seguintes escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): Miguel Beltrame; São Carlos; Reverendo Alfredo Winderlich; Hylda Vasconcellos; Júlio do Canto; Irmão Quintino; Vicente Farencena; José Paim de Oliveira; Chácara das Flores; Fontoura Ilha; Professor Adelmo Simas Genro; e Bernardino Fernandes.

PREMIAÇÃO DIVIDIDA NOS GRUPOS COM MEDALHAS PARA AS EQUIPES*

– uma visita guiada ao CAPPA (Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia), em São João do Polêsine;

– uma visita guiada ao Meio Mundo em Silveira Martins;

– uma visita guiada ao Laboratório do Projeto Flores para todos na UFSM;

– uma visita guiada ao Jardim Botânico da UFSM;

– uma visita guiada ao Mantenedouro Braz no Distrito de Boca do Monte.

 

*Todos os 38 textos serão reunidos em uma publicação impressa

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)

Secretaria de Comunicação

Prefeitura de Santa Maria

Foto: Ronald Mendes