Com histórias e musicalidade, “Sereno Canto” acalenta o Livro Livre
Com uma atmosfera acolhedora, o Livro Livre deste sábado (31) trouxe uma performance que recorre à estética sonora e visual para induzir um estado de relaxamento. O espetáculo “Sereno Canto” levou ao palco do Theatro Treze de Maio uma proposta única que une música e contação de histórias. Os responsáveis por trazer esse acalanto na noite da 51ª Feira do Livro de Santa Maria foram Thiago Ramil, Mauricio Alves e Ramiro Valdez.
O espetáculo deu vida à contos regionais e inéditos criando um universo onde a sonoridade e a história se entrelaçam para embalar a plateia em uma jornada de sossego e reflexão. Assim, “Sereno Canto” é um projeto que ultrapassa o conceito tradicional de espetáculo musical.
O músico Thiago Ramil, graduado em Psicologia e um dos idealizadores da iniciativa, explica que a ideia nasceu de uma pesquisa aprofundada sobre a prática do acalanto, desenvolvida em colaboração com o músico e psicólogo Raul Hung. “Para mim o acalanto é como uma preparação para o dormir, que envolve outros elementos além das cantigas de ninar”, destaca o cantor.
Segundo Thiago, o projeto “Sereno Canto” amadureceu ao longo dos anos, a partir de atividades realizadas em casas de acolhimento e escolas de educação infantil em Porto Alegre. Durante a pandemia, o projeto adaptou-se ao formato remoto, lançando uma série de podcasts e um álbum visual que consolidaram a essência do acalanto em novos formatos. “Estamos muito contentes de poder levar o ‘Sereno Canto’ para o palco e torná-lo um espetáculo, que está começando a circular pelo Estado”, afirma o músico.
Santa Maria foi a primeira cidade fora de Porto Alegre a receber o espetáculo. “É muito legal estar participando da Feira do Livro com uma programação que tem muito a ver com essa proposta. É um espetáculo musical literário que traz o universo das histórias como algo fundamental”, comenta Thiago.
Quem quiser conhecer mais sobre o projeto basta acessar o site do Sereno Canto. Na plataforma é possível baixar o livro digital que reúne histórias do projeto, encantar-se com a série de episódios de podcast e acessar o álbum com canções de ninar.
A Feira do Livro de Santa Maria segue até o dia 7 de setembro, com uma programação repleta de atividades e espetáculos para todas as idades. Confira a programação.
Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb 0021525/RS)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro
Foto: Ronald Mendes