quinta-feira, setembro 12, 2024
Feira do Livro 2024

Escrita coletiva aborda relações étnico-raciais

Criado a partir de uma produção coletiva e colaborativa, o livro “Nós Afro & Originários – Questões emergentes” propõe reflexões sobre relações étinico-raciais, além de gerar debate e alimentar a produção científica no campo da educação. A obra, escrita por 13 autores, foi lançada na tarde deste sábado (24), na 51a Feira do Livro de SM. O livro foi organizado por Adriana Moreira da Rocha-Veiga, Denise Santos da Cruz e Taize Gonçalves Goulart.  

Tudo começou com a criação de um grupo de Whatsapp nomeado de “Nós Afro & Originários”. A equipe foi reunida por mestres e doutores orientados pela professora Dr Adriana Moreira da Rocha-Veiga. Estudantes de graduação também foram convidados a se juntar ao grupo, sendo todos eles descendentes de povos originários. O livro é fruto das primeiras reflexões do grupo de Pesquisa do programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

As ideias foram surgindo e também a vontade de compartilhar saberes. Esta primeira produção do Nós Afro e Originários busca contribuir para a justiça social e para a equidade étnico-racial. Uma das organizadoras do livro, Adriana Moreira da Rocha-Veiga, conta como foram criados os textos da obra:  “Nós trabalhamos em cima de reflexões de temas pertinentes, que vão surgindo dentro do tema étnico-racial, referente a negros e indigenas. O livro reúne oito capítulos frutos das reflexões. O grupo leva muito sério o assunto e ao passo que constrói a produção acadêmica, também constrói a sua própria identidade”

A primeira parte do livro apresenta produções que têm como temas a filosofia africana, as políticas afirmativas de cotas, a educação antirracista e questões étnico-raciais. Já os capítulos seguintes, falam sobre os povos originários e as políticas públicas de educação indígena na atualidade. 

Adriana destaca a importância de abordar a temática e continuar gerando debates sobre relações étnico-raciais. 

“Nós recém estamos começando com produções nessa área no Brasil, mas na nossa região ainda é escasso, isso é muito importante porque marca um caminho e, ao mesmo tempo, abre novas possibilidades. Essa é a nossa primeira produção e pretendemos a cada ano ir reunindo novos capítulos”, prevê Adriana.  

Confira os autores que participaram da produção:

 

Jurandir Goulart Soares 

Denise Santos da Cruz 

Adriana Moreira da Rocha-Veiga 

Luís Miguel Dias Caetano 

Taize Gonçalves Goulart 

Adriana Cristina Gomes 

Leocinara Paula Ribeiro Julião

 João Gabriel Julião Salcedo 

Julia Graziela Bernardino de Araújo Queiroz

 Tatiana Andreza da Silva Marinho 

Sara José Soares

 Rosileia de Oliveira Mundoco 

Karylleila dos Santos Andrade  

 

Foto e texto: Heloisa Helena Canabarro (Mtb: 21.562)

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – BAH! Comunicação Criativa