quinta-feira, setembro 12, 2024
Feira do Livro 2024Lançamentos

Lançamento aborda o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes 

Na tarde desta quarta-feira (28), a 51a Feira do Livro foi palco do lançamento do livro “Mais próximos da luz – A igreja católica e  enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes”. A obra é escrita pelo professor e padre palotino Jadir Zaro e por Josiane Rose Veronese

O livro é fruto do Pós-doutorado em Direito que Jadir Zaro realizou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Não se engane com o nome, não se trata de uma obra religiosa, mas sim de um livro com conteúdo sociojurídico. O leitor poderá entender melhor a atuação da igreja católica em geral, como ator social nos espaços públicos de garantias de direitos. É importante destacar que os autores não deixaram de citar os escândalos da igreja católica envolvendo abusos, a questão não foi omitida nem ignorada.

Segundo o autor, a leitura é indicada para todos. No livro, Jadir busca descrever como política pública a responsabilidade que existe na proteção integral da criança e do adolescente. 

“A proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade da família, da sociedade, do Estado e da Igreja. Na obra, faço a descrição de tudo aquilo que já existe e que deveria existir. Dentro disso, eu descrevo como a igreja tem um contato muito grande com crianças e como tem muitas escolas, hospitais, catequeses e trabalha na pastoral da criança e do adolescente, sendo assim, não pode ficar indiferente a essa missão social. O livro é um convite a percepção que toda a sociedade tem uma responsabilidade e a igreja também deve contribuir”, explica o autor. 

Na Feira do Livro, a obra pode ser adquirida na Livraria da Mente, banca 05, ou online no site da Editora Rainha. 

 

Texto e foto: Heloisa Helena Canabarro (Mtb: 21.562)

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa