quinta-feira, setembro 12, 2024
Feira do Livro 2024Livro Livre

Livro Livre exalta um século de arte de Jayme Caetano Braun

Na noite de Livro Livre deste domingo (25), o Theatro Treze de Maio foi cenário de um espetáculo que prestou homenagem ao centenário de Jayme Caetano Braun, um dos maiores poetas e pajadores do Rio Grande do Sul. A produção músico-poético-audiovisual “Jayme Caetano Braun – Um século de arte” é idealizada pela cantora e compositora Izabel L’Aryan e pelo cantor, compositor e musicista Renato Fagundes, em parceria com o declamador Pedro Jr. Fontoura, e grupo. 

Com os versos da música Vento Norte, de Airton Pimentel  e Dirceu Abrianos, Izabel L’aryan deu início ao espetáculo, que se desenrolou em uma sequência de canções e poemas criando uma atmosfera de reverência e celebração à vida e obra do poeta. A noite contou com convidados especiais, as vozes do cantor Daniel Torres e da cantora Laura Guarany também estiveram presentes no palco. 

Emocionado, Daniel Torres destacou a importância de participar de um evento tão significativo em Santa Maria, um lugar que ele considera um “templo da cultura do Rio Grande do Sul”. “Estou muito feliz de estar aqui nesse teatro que, para nossa honra e alegria, está trazendo esse tributo a Jayme Caetano Braun, com quem tive a alegria de compartilhar amizade e arte. Estar aqui em Santa Maria é motivo de muito orgulho e de muita honra, ainda mais participando desta Feira do Livro, que faz parte desse contexto geral”, declarou Daniel.

 

O cantor Daniel Torres era amigo de Jayme Caetano Braun

 

Outro nome de peso presente no evento foi o declamador Pedro Junior da Fontoura, que assim como Daniel Torres, também teve uma relação próxima com Jayme Caetano Braun. “Tive a honra de ter sido apresentado por ele no meu disco de estreia. Fazer parte desse espetáculo que reverencia o centenário do maior pajador de todos os tempos da cultura gaúcha é algo importantíssimo. Ainda mais quando estamos no coração do Rio Grande, em Santa Maria, durante uma Feira do Livro tão significativa”, mencionou o declamador. 

Pedro Jr. foi apresentado por Jayme no disco de estreia

 

Ele ainda destacou a importância da leitura e das feiras de livros no Estado, especialmente a de Santa Maria, que sempre foi uma grande referência para ele. “A leitura é o que realmente nos torna livres, eu tive a honra de ser coordenador da Feira do Livro de Bento Gonçalves, participo de feiras de livro no Estado inteiro e a Feira do Livro de Santa Maria, sempre foi uma grande referência. Então é motivo de alegria juntar a leitura com a obra desse mestre que é Jayme Caetano Braun”, comentou Pedro. 

A programação do Livro Livre, da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, oferece apresentações gratuitas sempre às 19h, no Theatro. Os convites podem ser retirados no dia de cada evento, a partir das 14h, no site Theatro Treze de Maio.

Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb  0021525/RS)

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa

Fotos: Ronald Mendes