quinta-feira, setembro 12, 2024
Feira do Livro 2024

Orquestra Sinfônica do Projeto Pallotti leva musicalidade à Feira do Livro

A tarde de quarta-feira (28) foi animada na 51ª Feira do Livro. Quem passou pela Praça Saldanha Marinho, próximo às 17h, fez uma parada obrigatória para ver a apresentação da Orquestra Sinfônica do Projeto Pallotti. Sob a direção do maestro Alex da Rosa, a orquestra, composta por 22 jovens, encantou a todos com um repertório diversificado. 

Os músicos apresentaram desde clássicos, como as músicas de  Beethoven e Mozart, até músicas populares para animar o público, como a canção tema da Pantera Cor de Rosa e o sucesso “Thriller”, do rei do pop Michael Jackson. Ao final de cada música, era possível ouvir as palmas da multidão que se reuniu para assistir o show. 

O professor e maestro do grupo conta que é uma honra se apresentar na Feira do Livro. Segundo Alex, a visibilidade e o reconhecimento do trabalho é muito importante: “O Projeto Palloti cresce a cada dia com o apoio dos nossos diretores padres palotinos. Estar tocando na Feira mostra a confiança que eles têm por nosso trabalho. Para os jovens, estar se apresentando no centro da cidade, no meio da Praça, em um evento cultural tão importante e podendo mostrar seu talento é incrível”. 

Orquestra Sinfônica do Projeto Pallotti se apresenta na Feira do Livro

O Projeto Pallotti oferece gratuitamente diversas oficinas de música dando oportunidade dos jovens desenvolverem suas habilidades. Atualmente, o projeto tem mais de 400 participantes, entre a faixa etária de 6 a 17 anos, e também atende a  Escola Suzana Cartier Larangeira, em parceria com a Prefeitura. 

Para Alex, o projeto vai além de ensinar a tocar um instrumento: “A gente é uma família, todo mundo se dedica muito, a cada dia fica mais bonito e nós melhoramos. No projeto, eles aprendem muito sobre companheirismo e coletividade, não é só música, é a questão social”

A apresentação durou cerca de 30 minutos e deixou o público com um gostinho de quero mais. As palmas, que se prolongaram além do habitual, demonstraram o quanto a plateia apreciou o show. No final, familiares e amigos dos jovens músicos se aproximaram  para abraçá-los e parabenizá-los pelo trabalho realizado.

 

Texto: Heloisa Helena Canabarro (Mtb: 21.562)

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa  

Fotos: Letícia Sarturi