“Alice no País das Maravilhas” mistura dança e fantasia para contar história
O mundo da fantasia e da dança conquistou o Theatro Treze de Maio na tarde desta quarta-feira (4). As crianças ocuparam até as cadeiras do mezanino para assistir ao espetáculo “Alice no País das Maravilhas” (Confira as imagens abaixo). A apresentação misturou literatura e dança trazendo uma atmosfera mágica à narrativa de Alice.
O show foi produzido pelos dançarinos e atores do Vintage Dance Studio. A apresentação contou a história de Alice, uma menina meiga com espírito aventureiro que desbravou o reino da perversa Rainha de Copas. Nesta jornada, a menina teve a ajuda do Senhor Coelho Branco, O Chapeleiro Maluco e de um gato que some e aparece quando quer.
Em cada nova cena, além da trama, os personagens também apresentavam uma performance musical. A plateia gritou, pulou e, é claro, dançou com entusiasmo. Com o apoio dos amigos e das crianças, Alice conseguiu derrotar o dragão e restaurar a paz no País das Maravilhas.
Os pequenos assistiram ao espetáculo e ficaram maravilhados com os personagens, as acrobacias com bambolês, as danças e as trocas de cenário inusitadas. A apresentação misturou vários estilos e ritmos de dança. O dançarino e diretor Jean Mendes, também conhecido como Chapeleiro Maluco, conta que a performance é uma mistura de dança e teatro.
“Exploramos todas as vertentes da dança, desde o balé clássico, o jazz e a dança urbana. Nosso objetivo é criar uma mistura que conecte com o público, apresentando desde passos conhecidos por eles até movimentos que evocam a imagem de uma bailarina dançando na ponta dos pés”, explica o profissional.
O espetáculo foi criado em 2011 e, em 2014, foi reformulado para o formato atual. Segundo o diretor, o objetivo é revelar o aspecto divertido da literatura e da criatividade: “A intenção é trazer esse lado lúdico da literatura e da imaginação. Alice tem várias mensagens super importantes e necessárias, tem uma passagem em que o gato fala ‘Para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve’. O espetáculo fala sobre lutar por nossos objetivos e também descobrir nossa verdadeira essência”.
“Alice no País das Maravilhas” também é dirigido pela atriz Livia Thomas e conta com um elenco formado por Livia Thomas, Jean Mendes, Rafaella Ferrão, Felipe Mendes, Roger Marques, João Victor Oliveira, Carolina Ribas, Glenda Thomas, Felipe Soares, Elisa Luz, Laurent Keller, Laura Colusso e Cecília Martins. A iluminação é de responsabilidade de Dai Brum.
Texto: Heloisa Helena Canabarro (Mtb: 21.562)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro de Santa Maria
Fotos: Ronald Mendes