Estudantes entregam poemas para alegrar o dia dos visitantes da Feira
Um poema pode transmitir vários tipos de mensagens e gerar diferentes sensações. Na tarde desta quinta-feira (05), na Feira do Livro de Santa Maria, esse gênero literário despertava sorrisos e admiração. Com um balaio repleto de poemas em mãos, estudantes do 5º ano da EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio distribuíram as produções de sala de aula para o os visitantes da festa dos livros.
De acordo com a professora Viviane Marconato, o desenvolvimento da escrita com os alunos é iniciado por meio do poema, pois é mais curto de ler. A partir desse contato, as crianças aceitam escrever os próprios materiais. “Eu acho bonito, acho interessante as pessoas saberem que aquela criança escreveu, colocou a sua alma e seu coração naquele poema”, comenta a educadora sobre a intervenção realizada na Praça Saldanha Marinho.
Além de produzirem os poemas, que abordam temas como a natureza e os animais, os pequenos poetas ainda enfeitaram o balaio. O discurso de entrega também foi ensaiado pelas crianças. “A gente fez esse poema com muito amor e carinho para dar para vocês. Não precisa pagar. Ele é grátis. Vocês aceitariam?”, repete a estudante Nathallin da Rosa Torves, 11 anos.
A vivencia fica registrada na memória dos estudantes, que são acolhidos pelo público dessa 51ª edição. “É muito bom ver a pessoa feliz com o nosso trabalho”, comenta a estudante Isabely Lemos Lima, 11 anos.
A Feira do Livro de Santa Maria encerra as atividades no próximo sábado (07), na Praça Saldanha Marinho. O horário de funcionamento na sexta-feira (06) é das 13h30 às 19h30. Já no final de semana, ele é ampliado: 10h às 19h30.
Foto e texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro de SM