sexta-feira, outubro 4, 2024
Feira do Livro 2024Lançamentos

Livro resgata cultura de diferentes civilizações por meio da história da joia

Resgatar a história da humanidade por meio das joias. É com essa premissa que as professoras Maria da Graça Portela Lisbôa e Edir Lucia Bisognin lançaram, na tarde desta quarta-feira (4), o segundo volume da coleção “A Joia no Percurso do Tempo – Através da Arte e da Cultura”. Nesta edição, as escritoras apresentam as peças de diferentes locais e períodos, como: Egito dos Faraós, o mundo Pré-Helênico, os Fenícios, a Grécia Antiga, os Romanos, os Cristãos da Idade Média e os Bizantinos.

A história da humanidade está sendo resgatada muito pelas joias encontradas em sítios arqueológicos e que os antropólogos estão tentando dar conta. Então, a joia  é uma relíquia em todos os tempos. A joia ultrapassa milhares de anos, pelo o que já tem sido encontrado e estudado, como formato e material, as pesquisas têm chegado aos hábitos de diversas civilizações“, comenta Maria da Graça.

Ela também comentou sobre a importância de destinar um olhar mais aprofundado sobre as joias. “A joia é um direito de todos nós, e temos que tirar ela do campo do supérfluo. Porque no momento que nós colocamos as joias no campo do supérfluo nós estamos negando o direito uso e entendimento de algo tão significativo”, destaca a professora.

A obra apresenta um aprofundamento ímpar diante das diferentes técnicas utilizadas por meio da relação das joias com a cultura e sociedade da época. O lançamento também contribui para a formação de diversos profissionais da área do design e história da arte, e também para aqueles que têm interesse em entender como a arte e a cultura se entrelaçam através da história.

“É uma satisfação enorme poder publicar o livro para que mais pessoas tenham contato com essa pesquisa. Nós temos muitos alunos egressos do (curso de graduação) Design de Joias e eles são apaixonados por esse desenvolvimento estético e técnico. Então, vai auxiliá-los com certeza nas suas pesquisas futuras. Nós gostaríamos que eles aproveitassem bastante esse material que é, não digo raro, mas ele é rico, ele é rico de curiosidades de técnicas”, avalia Edir.

“A Joia no Percurso do Tempo – Através da Arte e da Cultura” está disponível para aquisição na Livraria Athena (banca 21).

Foto e texto: Nathália Arantes

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro de SM