quinta-feira, setembro 12, 2024
Feira do Livro 2024Livro LivreNovidades

NOVO LOCAL: LIVRO LIVRE COM DANIEL MUNDURUKU SERÁ REALIZADO NO TREZE DE MAIO

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria informa que o Livro Livre com Daniel Munduruku, que ocorre na terça-feira (03), às 19h30, foi transferido para o Theatro Treze de Maio. Anteriormente, o bate-papo com o escritor seria realizado no Auditório do Colégio Marista Santa Maria.

A atração é gratuita e terá intérprete de Libras. Os ingressos devem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 14h no site do Theatro. A Feira também solicita que o público chegue ao local com 30 minutos de antecedência.

Daniel Munduruku

Escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 57 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP e Pós- Doutorado em Linguística pela UFSCar.
Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Entre eles, Prêmio Jabuti CBL – Câmara Brasileira Do Livro (2004 e 2017); Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2010) e Prêmio para a Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO. Em 2021 foi condecorado pela OAB/SP como personalidade literária. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, reside em Lorena (SP) desde 1987. Na cidade, é Diretor Presidente do Instituto Uka e do selo Uka Editorial. Também é membro fundador da Academia de Letras de Lorena. Foi cofundador da primeira livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove, há 20 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ. Em 2021 concorreu à Cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras. Em 2022 foi agraciado com o prêmio de empreendedor social pelo Governo do Estado de São Paulo.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos. Apoio: Gráfica e Editora Pallotti, Kipão e Ellas Art’Decor. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.