quinta-feira, junho 13, 2024

patrono

Marcelo Pasqualoto Canellas nasceu em Passo Fundo, em 16 de outubro de 1965, mas mudou-se para Santa Maria ainda bebê de colo. Considera-se o passo-fundense mais santa-mariense do mundo. Estudou do maternal ao último ano do ensino médio, em uma única escola, o Colégio Centenário. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em fins de 1987.

Começou na profissão como repórter de polícia do jornal A Razão. Trabalhou na RBSTV Santa Maria e na EPTV Ribeirão, de Ribeirão Preto, em São Paulo.. É repórter especial da TV Globo desde 1990. Trabalha no núcleo de reportagens especiais do Fantástico, onde especializou-se na cobertura de temas ligados aos direitos sociais e aos direitos humanos.

Marcelo Canellas © Foto: Marcos Silva
Marcelo Canellas © Foto: Marcos Silva

Por sua atuação na área já recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, como o Rey de España, o Nuevo Periodismo Iberoamericano, o Boerma/FAO e o Every Human has Rights Media Awards. É jornalista amigo da criança, diploma concedido pela agência ANDI – Comunicação e Direitos. Publicou suas crônicas semanais no Diário de Santa Maria durante anos e, em 2013, lançou, pela editora Globo, o livro de crônicas Províncias – crônicas da alma interiorana.