AS MÚLTIPLAS FACES DE EDMUNDO CARDOSO EXIBIDAS NA PRAÇA

A noite deste domingo, 30 de abril encerrou o primeiro fim de semana de Feira do Livro com os olhos voltados ao telão. Foi exibido no palco principal o documentário Edmundo: Uma Vida Multifacetada, que mostra um pouco da história do escritor homenageado desta edição. Familiares, amigos, pessoas que trabalharam com Edmundo Cardoso contam  histórias de sua convivência com o homem incansável, um operário das artes na Santa Maria dos anos 40 aos 80. Há também inúmeras referências a sua esposa Edna May, ao filho Claudinho, à escola de Teatro Leopoldo Fróes e grandes atores que se apresentaram em Santa Maria como o lendário Procópio Ferreira.

No documentário, dirigido pelo  cineasta Luiz Alberto Cassol, há também imagens raras do filme Abas Largas, uma espécie de faroeste gaúcho  produzido entre os anos de 1961 e 1962 na cidade, no qual Cardoso participa como ator.

Na plateia, o professor homenageado da Feira Escobar Nogueira se emocionou com diversas passagens do documentário, por que descobriu outras facetas da vida de Cardoso e a importância que ele tem na trajetória da cidade. “Nós temos a obrigação de preservar bons trabalhos, guardar essas histórias e levar para futuras gerações”, avalia Escobar.

Edmundo Cardoso recebe o abraço do grande ator Procópio Ferreira em cena do documentário exibido na praça. (Foto: Fernanda Gonçalves/Lab Foto  e Memória- UNIFRA)
Edmundo Cardoso recebe o abraço do grande ator Procópio Ferreira em cena do documentário exibido na praça. (Foto: Fernanda Gonçalves/Lab Foto  e Memória- UNIFRA)

Texto elaborado  por Bebeto Badke (MTB 5498)
Colaboração dos  acadêmicos Mateus Ferreira & Pedro Gonçalves/ Jornalismo – UNIFRA

Um comentário em “AS MÚLTIPLAS FACES DE EDMUNDO CARDOSO EXIBIDAS NA PRAÇA

  • 1 de maio de 2017 a 14:45
    Permalink

    Também estava na Praça… Já tinha visto o documentário outras duas vezes mas sempre é emocionante. Interessante como a cada vez que vejo me chama atenção um aspecto, pois são muitas informações relevantes. Parabéns para os organizadores da Feira por ter eleito Edmundo como Homenageado e por ter divulgado o belo trabalho de Luiz Alberto Cassol neste filme!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *