EDUCAÇÃO FISCAL NO PALCO DA FEIRA

A Praça Saldanha Marinho ficou repleta de teatro, dança e muita energia infantil na tarde desta quinta-feira, 9 de maio. Escolas municipais de Santa Maria se apresentaram no palco com  muita informação sobre impostos e educação fiscal.

Em atividade desde 2002, o Programa Municipal de Educação Fiscal tem a missão de conscientizar a sociedade, através da escola, da função socioeconômica do tributo, despertando no cidadão a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos, tendo em vista o benefício de toda a população.

A Escola Municipal Pão dos Pobres trouxe para a praça o Balaio de Poesias  produzidas em sala de aula, com diversos temas, como a família, a escola, o meio ambiente e, também, a educação fiscal.

A Escola Municipal Altina Teixeira levou para praça o Jogo da Velha e o Trilha que os próprios alunos fizeram a confecção com o objetivo de que eles aprendam matemática de forma lúdica, aliando diversão e construindo o conhecimento.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores se apresentou com a coreografia Chega, montado pela professora Luana Carvalho Picilini. O objetivo da dança foi de mostrar a realidade fiscal e tributária brasileira, através do conhecimento das taxas e impostos que a população paga, estimulando a buscar uma democracia e cidadania justa para todos. A música escolhida foi Chega, do músico Gabriel Pensador.

Já a Escola Municipal e Ensino Infantil João Franciscatto apresentou o teatro Chapeuzinho Vermelho Ensina Cidadania, onde a Chapeuzinho sempre foi uma cidadã preocupada e consciente da importância de exigir nota fiscal, para que os impostos pagos sejam revertidos em benefícios à população.

Já a Escola Municipal Sinos de Belém trouxe o espetáculo O Casamento da Dona Baratinha, e destaca a ideia de valores, como honestidade, respeito, direitos e deveres, assim como a importância do pagamento dos impostos pelo cidadãos, através da nota fiscal.

DSC_0019

Foto da Acadêmica de Jornalismo Mariana Olhaberriet /LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)