COMO PREVENIR A EVASÃO ESCOLAR

A professora de Luci Zelada Duartes e a orientadora educacional Vera Souza Baptista lançaram o volume II do livro “O lado oculto da evasão escolar: o que mudou?”, durante a tarde da sexta feira, dia 29. Em busca de quais seriam as causas para a evasão e maneiras de enfrentá-la, elas desenvolveram um projeto para descobrir o que se passava com esses estudantes. A partir dessas experiências, o livro reúne quinze histórias de crianças e adolescentes de 1997 até 2005, junto de mais trinta novas histórias de casos a partir de 2009.

 A professora Luci Duartes visitou escolas e residências para acompanhar a assiduidade das alunas e dos alunos e compreender a situação vivida pelos estudantes, enquanto a orientadora educacional Vera Baptista trabalhou com o lado psicológico, buscando encontrar a maneira de como resgatar os alunos que evadem do ensino. Vera salienta a necessidade de compreender que “cada um tem as suas próprias razões para explicar os seus atos e atitudes”, assim como a família – que, muitas vezes, está precisando ser resgatada. Para ela, é fundamental alcançar o âmago dessas questões a fim de resolver e compreender os problemas ocorridos.

 Luci comenta que a parte mais gratificante é ver vários casos de sucesso no livro, mostrando jovens de volta no caminho da educação. Segundo ela isso é a maior recompensa: ” É só através da educação que o mundo em que vivemos hoje será modificado, não pelos livros, mas pelas pessoas as quais os leem.”

LUCI BEATRIZ E VERA LÚCIA - O QUE MUDOU (3)

ASSESSORIA DE IMPRENSA UNIFRA
TEXTO: Acadêmico de Jornalismo Tiago Ferreira
FOTO: Lab. de Fotografia  e  Memória / Victória Martins
Prof. Responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *