FEIRA DO LIVRO 2017 ESCOLHE PATRONO E HOMENAGEADOS

A Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria escolheu o Patrono e os Homenageados da edição 2017, que vai de 29 de abril a 14 de maio na Praça Saldanha Marinho.

O Patrono é Marcelo Canellas.  Ele nasceu em Passo Fundo, mas mudou-se para Santa Maria ainda bebê de colo. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em fins de 1987. Começou na profissão como repórter de polícia do jornal A Razão. Trabalhou na RBSTV Santa Maria e na EPTV Ribeirão, de Ribeirão Preto, em São Paulo. É repórter especial da TV Globo desde 1990. Trabalha no núcleo de reportagens especiais do Fantástico, na cobertura de temas ligados aos direitos sociais e aos direitos humanos. Publicou suas crônicas semanais no Diário de Santa Maria durante anos e, em 2013, lançou o livro de crônicas Províncias – crônicas da alma interiorana.

O professor homenageado é José Eduardo Escobar Nogueira. Ele nasceu em Fortaleza dos Valos, na época distrito de Cruz Alta e lá viveu até os 12 anos de idade.Formado em Jornalismo, Escobar é professor de literatura há 27 anos. O menino que escrevia versos nas paredes da escola se tornou um poeta reconhecido e já foi indicado ao Prêmio Açorianos duas vezes. De sua produção, destaca-se O meu primeiro milagre, Milongol, Curta-metragem, Pejuçara e Borges vai ao cinema com Maria Kodama.

O escritor homenageado é Edmundo Cardoso. Nascido em Santa Maria em 1917, Cardoso desempenhou funções na vida cultural da cidade durante toda a sua existência. Fundou a Escola de Teatro Leopoldo Fróes, o primeiro cineclube e durante anos escreveu uma coluna para o jornal A Razão. Também foi autor de livros e Patrono da Feira em 2001. Faleceu em dezembro de 2002, aos 85 anos. 

A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 29 de abril a 14 de maio de 2017, das 13h às 21h, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. É uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do SESI-RS.

O jornalista e escritor Marcelo Canellas é o Patron da edição 2017. (Foto: Marcos Silva)
O jornalista e escritor Marcelo Canellas é o Patrono da edição 2017. (Foto: Marcos Silva)

Um comentário em “FEIRA DO LIVRO 2017 ESCOLHE PATRONO E HOMENAGEADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *