PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 

CARTAZ CINECLUBE MAIO facebook

 

EDUCAÇÃO FISCAL NA FEIRA DO LIVRO 2019

 

Todos os dias

Desenvolvimento de práticas culturais e pedagógicas promovidas pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), como Atividades Lúdicas, que inclui pintura, jogos da Educação Fiscal, contação de histórias, e Balaio de Poesia.

Cadastro nas campanhas de incentivo à emissão de notas fiscais Peça Nota Santa Maria e Nota Fiscal Gaúcha.

25 de abril – Quinta-feira

Pré-feira – Roseana Murray no CASE e a tarde noutra escola

 

26 de abril – Sexta-feira

15h – Ação Especial da Semana Municipal de Conscientização sobre o ruído.

16 h – PALESTRA DE ABERTURA

LEITURA – ÊXITOS E FRACASSOS – Roseana Murray e Willian Amorim de Sousa

Theatro Treze de Maio – entrada gratuita – convites na bilheteria

ROSEANA MURRAY mora no Rio de Janeiro é autorade livros de poesia e contos. É graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Já recebeu os prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J ( por quatro vezes) , Prêmio A.B.L para livro infantil. Tem cerca de cem livros publicados, e vários deles fazem parte da Mala de Leitura, em Santa Maria.

WILLIAM AMORIM DE SOUSA é escritor, Membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), especialista em Saúde Mental. Coordenador e pesquisador  do Programa de Estudos e Pesquisas em Autismo – PreAut Brasil – do Insituto PRÉAUT/França.  É autor do livro premiado “O amor em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres: uma abordagem psicanalítica”.

 

27 de abril – Sábado

11h – Lançamento e distribuição do Jornal Comemorativo aos  80 anos da Biblioteca Pública Municipal – Foyer do Theatro Treze de Maio

13h30 – Oficina de Origami – com o Kalu

14h30min – Espetáculo O INCRÍVEL SUMIÇO DAS LETRAS – GRUPO UEBA – CAXIAS DO SUL

O espetáculo foi escrito por Jonas Piccoli, para trazer de uma maneira divertida e criativa a importância da leitura. A história é ambientada numa cidade imaginária onde as letras começam a sumir misteriosamente. Aos poucos vemos as consequências desse sumiço para os habitantes. Personagens cômicos surgem e em meio ao mistério um detetive e seu ajudante são chamados para solucionar o caso.

 

28 de abril – Domingo

15h – Espetáculo VÔ VENÂNCIO – Cia Armazém

Vô Venâncio é um personagem tipicamente gaúcho que, junto com sua neta Feliciana e seus dois amigos músicos, visita feiras do livro, escolas e diversos eventos para proporcionar à criançada um divertido e inusitado momento cultural.

 

29 de abril – Segunda-feira

14H – Leitura Inclusiva: Pessoas com deficiência visual – ACDV, SMED, Projeto Cegueira e Baixa Visão da UFSM e Núcleo de Acessibilidade da UFSM (Na Praça)

14H – OFICINA COZINHANDO HISTÓRIAS – COM MARGARIDA BOTELHO

Local: Centro Empresarial (Rua Angelo Uglione, 1509)

MARGARIDA BOTELHO vem de PORTUGAL e publica desde 2005 livros para a infância. Margarida cria e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus, largos e praças públicas. Arte-educadora, trabalha desde 2009 em parceria com instituições e ONGs em projetos de intervenção comunitária através da arte, em Moçambique, no Brasil, na Índia, em Timor-Leste e em Cabo Verde.

14H30 – ENCONTRO COM O LEITOR JOVEM – STELLA MARIS REZENDE (No Theatro Treze de Maio)

Mineira de Dores do Indaiá, Stella Maris Rezende é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, escritora, desenhista, cantora e atriz. Tem dezenas de livros publicados o público adulto e infantojuvenil. Atualmente, ministra a oficina Letras Mágicas, que incentiva a leitura e a escrita. Entre os vários prêmios que coleciona, estão quatro prêmios Jabuti.

 

30 de abril – Terça-feira

9H – Oficina “Conte-me sua história… O livro como ferramenta artística de intervenção social” MARGARIDA BOTELHO (PARA PROFESSORES)

Promover a leitura com intervenção social a partir da literatura e ilustração para educadores e professores criativos. Explorar o improviso, o inesperado, o desconhecido, da surpresa, do erro, da diversidade como plataforma criativa de inclusão e expressão coletiva social.

LOCAL: CENTRO EMPRESARIAL (RUA ANGELO UGLIONE, 1509)

14h – Leitura Inclusiva: Cultura Indígena
Convidada Especial: Escritora Margarida Botelho (Portugal)
Promotores: Aldeia Guarani, Aldeia Caingangue, Escola Indígena Guarani, Escola Indígena Caingangue, Núcleo de Ações Afirmativas UFSM.

14H30 – OFICINA LETRAS MÁGICAS – STELLA MARIS REZENDE

A palavra como expressão de encantamento, busca e descoberta de significados. O objetivo é desenvolver habilidades de leitura e escrita; exercitar a leitura de imagens e textos; trabalhar gêneros literários; aprimorar o olhar crítico e a capacidade inventiva. PÚBLICO-ALVO– Qualquer pessoa interessada em ler e escrever artisticamente (média 15 anos). Máximo 30 pessoas.

16h –SACA ROLHAS – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – PRAÇA SALDANHA MARINHO

“O Burrinho Inteligente” conta a história do Catuleco, que entre peripécias e aventuras,

mostra seu caráter bondoso, cultivando a amizade e o amor, sem preconceitos. em homenagem a Humberto Gabbi Zanata,  autor da história. “Seu João e Seu Adão, Uma História de Amizade”: A história do Seu João e do Seu Adão conta, que apesar dos desencontros e da chegada de algo inesperado, os laços de afeto entre dois velhos amigos, nunca se desfazem, sempre se fortalecem.

 

01 de maio – Quarta-Feira – feriado

15h – REVOADA POÉTICA COM ALESSANDRA ROSCOE

Pipas que ganham, na caligrafia de crianças, textos retirados de seus livros favoritos e, por fim, as pipas ilustradas por renomados escritores e ilustradores. A Oficina vai reunir 40 crianças na Praça Saldanha Marinho. (COM AGENDAMENTO).

Mineira de Uberaba, Alessandra Roscoe se encanta pelo mundo literário desde a infância. Em 2013, criou o Uniduniler Todas as Letras e o Festival Itinerante de Leitura, que coordena e realiza desde então. O projeto foi reconhecido, em 2017, pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC), organismo ligado à UNESCO, como uma das melhores práticas de incentivo à Leitura na primeira infância na América Latina e Caribe.

 

02 de maio – Quinta-feira

14h – Oficina de Aquarela – O que é aquarela? Muito mais que a belíssima música de Toquinho, Aquarela é o nome de uma técnica usada nas Artes Visuais, que tem como matéria prima pigmentos diluídos em concentrações de água. Essa possibilidade, a tinta misturada a água, dá a impressão de camadas de cor, que sobrepostas, dançam possibilidades na ilustração, no desenho, na pintura e claro, na imaginação de cada um de nós. A partir de ilustrações de livros infantis, visando contribuir no desenvolvimento da criatividade e do olhar sensível, a oficina de aquarela se propõe a: – Conhecer livros que tenham como Ilustrações a técnica Aquarela, como o clássico livro “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque, ilustrado Ziraldo, que em 1988 conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração. – Conhecer os materiais usados nas Ilustrações com Aquarela, como as tintas em pastilhas, pincéis e papéis. – Experimentar o uso da aquarela em diferentes papéis aprendendo a usar cores, camadas, texturas, degradês e outros. – Ilustrar uma cena ou um fragmento de texto de um livro infantil.

Com Rebeca Sasso Laureano, proprietária da AMAR – Ateliê de Arte. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de Artes Visuais Licenciatura, mestranda do programa de pós graduação em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM e especializanda em Psicopedagogia pela UNINTER.

14h – Revoada Poética com Alessandra Roscoe

A ideia de juntar leitura e brincadeira foi o ponto de partida! Primeiro surgiram balões coloridos “recheados” com poemas. Depois, pipas que ganharam, na caligrafia de várias crianças, textos retirados de seus livros favoritos e, por fim, as pipas ilustradas por renomados escritores e ilustradores. A Oficina vai reunir 50 crianças na Praça Saldanha Marinho. As pipas (pandorgas) feitas pelas crianças vão ser penduradas pelas árvores da Feira. (AGENDAMENTO DE ESCOLAS COM A CHILI).

 

03 de maio – Sexta-feira

14h – LEITURA INCLUSIVA: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Escola Estadual Reinaldo Coser, Associação de Surdos de Santa Maria (ASSM), 8ª CRE, Projeto Mãos Livres UFSM.

16h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – SACA ROLHAS

“O Burrinho Inteligente” conta a história do Catuleco, que entre peripécias e aventuras,

mostra seu caráter bondoso, cultivando a amizade e o amor, sem preconceitos. em homenagem a Humberto Gabbi Zanata,  autor da história. “Seu João e Seu Adão, Uma História de Amizade”: A história do Seu João e do Seu Adão conta, que apesar dos desencontros e da chegada de algo inesperado, os laços de afeto entre dois velhos amigos, nunca se desfazem, sempre se fortalecem.

 

04 de maio – Sábado

Das 10h às 12h – Disco na Praça

Um momento para o saudosismo: vinil e música na Praça Saldanha Marinho. Porque disco também é cultura. Realização: Ronald Mendes e Garagem do Som

14h30min – Leitura Art Déco – Um passeio pelo patrimônio histórico-cultural de Santa Maria  

Santa Maria abriga o maior conjunto contínuo em art déco da América Latina, que ocupa toda a extensão da Avenida Rio Branco. Muito mais do que um passeio, a oportunidade de ler a cidade de outra forma. Coordenados pelos arquitetos Fábio Muller, Marcia Kummel, Daniel Pereyron e Francisco Queruz, dois grupos de 25 a 30 pessoas poderão participar do passeio, com agendamento prévio. Agendamentos pelo chili@chilism.com.br e na coordenação da Feira do Livro, a partir do dia 26. Saída às 14h30min, da Praça Saldanha Marinho. A atividade tem o apoio do Coletivo em Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria, IAB e IPLAN.

15h – MUSICAL JARDIM DE CATAVENTOS

Idealizado pelo músico Marcelo Schmidt, o espetáculo é baseado na obra literária homônima. Apesar do público-alvo, Jardim de Cataventos consiste em um teatro musical que atrai público de todas as idades por retratar sonhos infantis e aspectos do cotidiano em linguagem fácil e inteligente.

18h30min – Bate-papo com Clara Arreguy, na Praça Saldanha Marinho

Mineira de Belo Horizonte, Clara Arreguy radicou-se em Brasília em 2004. Jornalista e escritora, publicou os livros “Segunda Divisão” (Lamparina, 2005), “Fafich” (Conceito, 2005), “Tempo Seco” (Geração, 2009), “Catraca Inoperante” (Outubro, 2011  e 2014), “Rádio Beatles” (Outubro, 2012), “Siga as setas amarelas” (Outubro, 2014) e “Sonhos Olímpicos” (Franco, 2015). Entre 2013 e 2015, assinou crônica quinzenal na revista Veja Brasília.

 

05 de maio – Domingo

15h – Contação de Histórias com Saca-Rolhas Teatro E Cia 

18h45min – Lançamento do CD da XXVI Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria

 

06 de maio – Segunda-Feira

19h – Clube de Leitura Athenados, no hall do Theatro Treze de Maio

A obra discutida neste mês será  “Jantar Secreto”, de Raphael Montes, que participa do Livro Livre no dia 07 de maio.

 

07 de maio – Terça-Feira

14h30min – ESPETÁCULO TERRA À VISTA – Cia Armazém

Local: Palco da Praça

Os irmãos Miguel, Manuela e Mateus precisam tomar uma decisão: vender ou não a casa dos avós. Antes de decidirem, eles voltam ao sótão da casa para viverem uma última aventura. Ao encontrarem um mapa que haviam feito e escondido em um baú, quando crianças, eles resolvem seguir o mapa para ver como o caminho indicado pelos “piratas” estava depois de tantos anos. Porém, os irmãos se deparam com uma triste realidade: lixo à vista.

14H30MIN – ENCONTRO COM O LEITOR – RICARDO AZEVEDO

Local: Centro Empresarial (Rua Angelo Uglione, 1509) – AGENDAMENTO COM ESCOLAS

Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista, entre eles Um homem no sótão (Ática), A casa do meu avô (Ática), Aula de carnaval e outros poemas (Ática). Ganhou o prêmio Jabuti com os livros Alguma coisa, Maria Gomes, Dezenove poemas desengonçados, A outra enciclopédia canina, Fragosas brenhas do mataréu, entre outros prêmios. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica.

18H –  Recital de Poesia; Letras/UFN e Academia Santa-mariense de Letras

Local: Café do Theatro Treze de Maio

 

Dia 8 de maio – Quarta-feira

14h30min – MUSICAL JARDIM DE CATAVENTOS

Idealizado pelo músico Marcelo Schmidt, o espetáculo é baseado na obra literária homônima. Apesar do público-alvo, Jardim de Cataventos consiste em um teatro musical que atrai público de todas as idades por retratar sonhos infantis e aspectos do cotidiano em linguagem fácil e inteligente.

 

Dia 9 de maio – Quinta-Feira

14h30min –Espetáculo BAÚ BRASIL CRIANÇA

Tito e Toinha percorrem várias cidades, bairros e vilarejos para preservar a essência artística que habita seus imaginários e seus corações, levando a paixão e o amor pela arte. No elenco estão Camila Borges e Marcelo Schmidt, que integram o teatro musical Jardim de Cataventos.

15h30min – EDUCAÇÃO FISCAL – Programação especial.

15h30min às 17h – Apresentação de esquetes teatrais produzidos a partir da releitura de clássicos da literatura infantil e com o tema da Educação Fiscal. As obras serão apresentadas por professores e alunos das escolas municipais João Franciscatto, Pão dos Pobres e Sinos de Belém.

Apresentação de dança dos alunos e professores das escolas municipais Chácara das Flores e São Carlos!

 

Dia 10 de maio – Sexta-Feira

14h – Leitura inclusiva:  Cultura Negra

Promotores: Núcleo de Ações Afirmativas UFSM, com a profª Maria Rita Py.

14h30min – OS MÚSICOS DE BREMEN

 

Dia 11 de maio – Sábado

10h – Feira de Leitura na Praça – (até as 17h) – MALA DE LEITURA

11h –  A FUBICA DA VOVÓ 

Lançamento CD com letras de Humberto Gabbi Zanatta e música de Tuny Brum. Participação Especial de Luciano Gabbi e Denise Copetti.

16h – Espetáculo Barquinho de Papel

Show com músicas infantis baseadas na obra homônima. A bordo de um Barquinho de Papel Nina e seu cão Timão, partem numa aventura que inicia no Chuí e vai até o Oiapoque. Durante a viagem, eles

buscam uma fonte de água pura que lhes permita purificar toda a água suja e poluída no mundo.

18h – ENCERRAMENTO OFICIAL