IMPRENSA

Imprensa

Feira do Livro 2020

A 47ª Feira do Livro de Santa Maria ocorre neste ano, excepcionalmente, em um formato diferenciado. A pandemia do Novo Coronavírus pegou a todos de surpresa e, assim como muitas outras atividades, também precisamos nos adaptar. 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o novo formato:

 

Quando?

A Feira do Livro de Santa Maria 2020 irá ocorrer entre os dias 1º de outubro a 10 de outubro, em formato híbrido: terá a participação de livrarias locais, que atenderão ao público presencialmente, respeitando as regras de distanciamento controlado, e também farão entrega em delivery para os leitores que quiserem receber seus livros em casa.

 

Como?

As livrarias e livreiros participantes podem ser encontradas no mapa que ficará disponível aqui no site, e também nas redes sociais da Feira do Livro.

 

Como serão os lançamentos? 

Alguns lançamentos de livros locais serão feitos nas livrarias participantes, e outros serão feitos de forma online. Para acompanhar os lançamentos desta edição, clique aqui.

 

E o Livro Livre?

Já o Livro Livre, espaço de bate-papo e interação entre escritores e leitores, irá ocorrer de forma virtual, com transmissão pelo Facebook e YouTube da Feira do Livro de Santa Maria. É só colocar na agenda as datas e horários de cada bate-papo, ficar no conforto de sua casa e assistir.

Lembre-se de divulgar nas suas redes quando você estiver assistindo à Feira do Livro em casa, com a #conectadoscomafeira.

 


 

FEIRA DO LIVRO 2020 ESCOLHE PATRONO E HOMENAGEADOS

A Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria já escolheu os nomes do Patrono e dos Homenageados da edição 2020.

O Patrono é Guido Cechella Isaia. O empresário é um dos filhos de Salvador Isaia, que consolidou a empresa Eny Calçados como uma das maiores do seu ramo no Rio Grande do Sul. Guido é um dos diretores da empresa e  presidente da Fundação Eny, que idealizou e criou. Ele adquiriu o hábito de fotografar com seu pai, Salvador e, juntos,  fizeram filmes que hoje são verdadeiras relíquias do passado de Santa Maria. Do alto do Edifício Mauá, registraram o povo da cidade, as procissões e as festas da Eny que são a lembrança de uma empresa que hoje tem 95 anos de história. Apesar de nunca ter publicado um livro de sua autoria, já incentivou diversos outros autores, não apenas dando entrevistas sobre o passado da cidade, mas, diretamente por meio da Fundação Eny, publicando sete obras sobre diferentes temas, sobretudo a memória, seja da empresa, seja da cidade e de quem nela vive.

O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha. Ronai é Doutor em Filosofia pela UFRGS e professor aposentado da UFSM. É autor de cinco livros e tem participação em outros sete. Foi Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria entre 1985-1990.

A professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. Ela trabalhou na escola E.E. Básica Profª. Margarida Lopes e, na atualidade, desenvolve suas atividades na escola estadual padre Rômulo Zanchi, sempre como professora de língua portuguesa e artes, dedicando-se à hora do conto, atuando nas bibliotecas e como incentivadora à leitura. Participa do projeto  Mala de Leitura, do Patrono da Feira 2019 Maurício Leite.

O homenageado é Carlos Alberto Bellinaso. Autor de mais de duas dezenas  livros e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria, Bellinaso faleceu em 2019.

A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 1º a 10 de outubro de 2020. É uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Universidade Franciscana e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.


ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FEIRA DO LIVRO

Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade da UFN

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Jornalista Bebeto Badke – MTB 5498
Email: bebsthefabs@hotmail.com
Fone: (55) 9979-6532 – Whats: (55) 99979-1806