A EDUCAÇÃO PASSA PELA ROBÓTICA

Lançado nesta terça-feira, 30, o livro Robótica Educacional e Aprendizagem reúne uma coletânea de artigos e experiências de um grupo de pesquisa. Ao falar sobre a robótica educacional, os autores contam sobre a possibilidade de olhar a educação a partir de um modelo que não é somente o de aula expositiva, mas onde se possa criar processos de aprendizagem mais significativos em sala de aula.

O autor e organizador do livro, Marcelo Vieira Pustilnik revela a ideia do projeto. ‘’Nós não trabalhamos com humanoide, ou seja, o robô humano. A ideia é que as crianças construam uma forma de encontrar a solução para um problema, ou até mesmo a proposta de uma maquete interativa”. Ele explica que estudando os vertebrados, por exemplo, pode ser feita uma cobra que anda sozinha ou até mesmo um bicho-preguiça.”Isso elas aprendem fazendo, pois só há aprendizagem se houver interação’’. A pedagoga e psicopedagoga Solange Mendes, também  autora do livro conta que a atuação das crianças neste campo traz benefícios como um melhor aprendizado. ‘’Além disso, a robótica educacional instiga a curiosidade científica de uma forma lúdica, levando a criança a levantar, testar e validar hipóteses’’, comenta Solange.

Um dos objetivos do livro é contribuir para que a sociedade passe de simples consumidora de tecnologia, para construtora e produtora, pois assim ela vai ter a possibilidade de construir o que for preciso. O livro é um convite para que as pessoas pensem em outras possibilidades, e pode ser uma inspiração  na área da educação, onde outros educadores e pensadores contribuam para que a sociedade possa pensar mais e buscar soluções diferenciadas para problemas comuns.

DSC_0197

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo da UFN Lilian Streb

Foto: Eduardo Camponogara /LABFEM/UFN

Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)