AS CRIANÇAS AUTOGRAFAM NA PRAÇA

A praça foi invadida na tarde desta terça-feira, 8 de maio pelas crianças. Além de serem plateia dos espetáculos, elas foram protagonistas como escritoras em  Nossos Sonhos Em: Pesquisando e Aprendendo, dos alunos da Educação Infantil do Colégio Metodista Centenário e Pedro, Francisco e o Super-Reciclado no Natal, de Pedro Minello Manzoni.

Nossos Sonhos Em: Pesquisando e Aprendendo faz parte de um projeto criado, em 2001, pela professora da Educação Infantil Neiva Rosane Rodrigues Lobo. Conforme Neiva, no início de cada ano letivo os estudantes são apresentados a uma temática de trabalho e com base nela devem desenvolver dois pré-projetos de desenhos e apresentá-los à turma. Após, haverá uma votação entre as próprias crianças para eleger o melhor desenho de cada colega. O desenho selecionado passa a ser desenvolvido em uma tela de tapeçaria.

Durante o processo de confecção da tapeçaria, os alunos precisam desenvolver uma história baseada nos bordados. Participaram do processo de criação desta obra cerca de 20 crianças, na faixa etária dos cinco anos. “O nosso objetivo é fortalecer o contato da criança com a leitura, a escrita e a valorização da criatividade”, conclui a professora Neiva.

Pedro, Francisco e o Super-Reciclado no Natal conta a história do boneco chamado Super-Reciclado e de seus dois amigos: Pedro e Francisco. Tudo começa quando na noite de Natal, Pedro, vê a Mamãe Noel colocando cartas na árvore de natal da família. A Mamãe Noel  explica que a fábrica do Papai Noel está passando por uma crise financeira e por isso não pode dar presentes para todas as crianças. Então, o menino propõe que todos os brinquedos que estão estragados sejam consertados e enviados para as crianças.

“A iniciativa de criar essa história partiu do próprio Pedro. Ele sempre gostou muito de histórias. Lá em casa, nós sempre lemos algum livro para ele o irmão dormirem”, comenta a mãe do menino, Daniela Minello Manzoni.

A história nasceu da criatividade de Pedro Minello Manzoni, de 7 anos. Essa é a segunda participação do menino na Feira do Livro de Santa Maria. Em 2017, ele lançou o seu primeiro livro Pedro e o Super-Reciclado.


Texto jornalista colaboradora Viviane Campos/ Egressa de Jornalismo UFN- Universidade Franciscana
Foto: Pedro Freitas/Labfem-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)