sábado, dezembro 14, 2024

Homenageados 2017

homenageados

Mario Lucio Bonotto Rodrigues
Foto: Fernanda Gabriela

Mario Lucio Bonotto Rodrigues

Graduado em Desenho Industrial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mario Lucio Bonotto Rodrigues, o Maucio, estudou mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

É professor no Curso de Desenho Industrial da UFSM, mantém alguns projetos de extensão e estuda as relações entre arte, design, comunicação, literatura e culinária.

Publica seus cartuns desde os anos 80 em diversos jornais e revistas, iniciando pelo jornal Tchê, de Porto alegre. Nos anos 90 tornou-se professor e participou da criação da revista Garganta do Diabo, como editor. Hoje é editor do zine independente Massa Folhada onde, segundo ele, publica “cartuns e prosas”.


Ruth Farias Larré
Foto: Janio Seeger/RBS

Ruth Farias Larré (in memorian)

Ruth Farias Larré nasceu em 29 de agosto de 1938 no Rincão da Invernada, no interior de São Gabriel e faleceu em 25 de março de 2015, em Santa Maria. Era formada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, atual Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e começou a lecionar aos 16 anos. Também foi secretaria da Inspetoria Seccional do ensino Secundário e coordenou o Clube de Teatro no Colégio Estadual Manoel Ribas.

Ruth era sócio-fundadora e ex-presidente da Associação Santa-Mariense de Letras, que deu origem a Academia Santa-Mariense de Letras.  Está presente em todas as publicações de produções coletivas da Associação e da Academia Santa-Mariense de Letras. Recebeu a Medalha do Mérito Literário da Associação Santa-Mariense de Letras, foi professora homenageada na Feira do Livro de Santa Maria em 1998 e Patronesse da Feira do Livro de São Sepé em 2012.

Publicou dois livros de autoria própria, Receita de Homem e Outros Poemas, de 2000, e Poemas e crônicas em sombra e luz, de 2008. Junto com a professora Solange Fonseca Kraetzig em 1980, publicou o livro didático Textos para vestibular. Além disso, foi protagonista de alguns espetáculos e participou e coordenou recitais poético-musicais.