LANÇAMENTO DO JORNAL DOS 80 ANOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA

Neste sábado, 27 de abril, após a abertura oficial da Feira do livro, houve o lançamento do jornal de 80 anos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. A solenidade foi iniciada com a apresentação da orquestra infanto-juvenil São Vicente de Pallotti.

O jornal tem como objetivo registrar a história e fazer a divulgação da biblioteca para as escolas do município. Segundo a diretora Márcia Teston, há uma concorrência com as tecnologias atuais e ela destaca a importância da iniciativa para divulgar e mostrar que a biblioteca ainda vive e que possui muitas obras interessantes a se conhecer por lá. O projeto foi realizado por alunos de jornalismo da Universidade Franciscana e impresso pela gráfica da Universidade Federal de Santa Maria.

O escritor Orlando Fonseca aponta a importância do jornal como registro, pois Santa Maria é uma cidade que carece de memória, e esquece de determinadas figuras que foram importantes para a história do município. “ É importante estar registrado no jornal a trajetória dos 80 anos da nossa biblioteca, e da história de como ela se fez, que começou com a disposição de alguém que percebeu a necessidade de uma biblioteca, e também de mobilizar a comunidade”, complementa Fonseca, em referência ao pioneiro, o francês Henrique Bastide.

IMG_6684

Texto elaborado ela acadêmica Ariadne Marin\ Jornalismo UFN – Universidade Franciscana

Foto: Patrício Dias\ Labfem-UFN

Professor responsável:  jornalista Bebeto Badke