Quinta-feira é dia de #tbt: série da TV OVO resgata histórias e personagens da região

O penúltimo dia de Livro Livre manifestou um retorno à memória e aos personagens de Santa Maria e região. A série ‘#tbt Por Onde Passa a Memória da Cidade’, realizada pela TV OVO, traz nove personagens que contam histórias inéditas repletas de cultura popular, falas sociais e cenários aconchegantes.

Segundo Tayná Lopes, integrante da associação, a produção foi montada em meio à pandemia de Covid-19, trazendo uma volta ao tempo através de produções que estavam no acervo da TV OVO.

Este olhar ao passado, para vislumbrar o futuro, é uma das essências da TV OVO. “São vários assuntos curiosos, instigantes e que trabalham mais uma vez a memória da cidade de Santa Maria, com personagens e gente daqui. O ‘Por Onde Passa a Memória da Cidade’ tem esse objetivo: falar das pessoas daqui, dos distritos, das ruas. É todo um trabalho da memória para que a gente saiba das nossas raízes, de onde a gente veio e pra onde a gente vai”, apresentou Tayná.

Tayná também revelou que a escolha pelo termo #tbt se deu pela ideia de retorno, representando voltar à quinta-feira, tendo tudo a ver com o projeto e também com o dia de exibição no Livro Livre. “Por serem documentários, com narrativas mais densas, a gente não consegue atingir todos os públicos. Por isso trouxemos a ideia do #tbt ser produzido para a internet, para relembrar o que passou e que esses vídeos de curta duração atinjam diversos públicos. Que a internet possa ser uma ferramenta de manutenção da cultura popular, da oralidade e de histórias que são contadas de geração a geração”, explica.

A série tem como um de seus personagens a Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, que destacou a crença em uma outra realidade possível. “Eu acredito muito nos movimentos. Movimentos sociais, movimentos populares e também nos movimentos de Igreja, como as comunidades eclesiais de base que são o caminho para solidificar a organização do povo dentro da igreja. Ligando ao tema de economia solidária, temos tudo para transformar esse mundo em um outro mundo possível e nessa outra economia que já acontece”, relatou no documentário. O escritor e professor Humberto Gabbi Zanatta, falecido em 2018, também foi recordado no audiovisual, onde contou sobre seu envolvimento com o movimento estudantil na época da ditadura.

A Feira do Livro ocorre até 16 de outubro, com programação híbrida na Praça Saldanha Marinho, no Theatro Treze de Maio e nas redes sociais da Feira. Na noite de 15 de outubro a Feira contará com a apresentação da banda Vespertinos, encerrando a programação o Livro Livre. O público poderá acompanhar pela transmissão nas redes sociais da Feira do Livro de Santa Maria.

 

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN
Jornalista responsável: Liciane Brun – MTB 16.246