OS CÃES ATRAPALHADOS NO TRAÇO DE CARLOS EVANGELISTA
O livro Infantil Bug e Booy de Carlos A.T. Evangelista foi lançado nesta terça-feira, 7, na Feira do Livro. A História em Quadrinhos conta sobre uma dupla de amigos formada por dois cachorros muito atrapalhados que tentam fugir de um canil e que, a partir disso, passam por várias aventuras. O garoto tem 12 anos e revela que a grande inspiração para a história de Bug e Booy veio do desenho infantil Pinky e o Cérebro, uma animação com dois ratinhos, da qual ele tirou a ideia para criar uma história do seu jeito, porém com dois cachorros. ‘’O Booy é o cachorro salsicha inspirado no meu próprio cachorro,’’ conta Carlos. Para ele, o processo de elaboração do livro foi muito tranquilo. ‘’Ao invés de fazer um roteiro normal, eu prefiro pegar a folha e já ir desenhando pra saber como eu vou fazer a página’’, complementa.
A mãe de Carlos, Deborá Evangelista, 44, relatou que o filho sempre desenhou e que com oito anos já criava historinhas, as quais ela imprimia e ele levava para a escola para distribuir aos colegas. ‘’Ele lê muito e já criou vários personagens. Nós incentivamos, mas esse interesse é algo dele, até mesmo o traço dos desenhos. Eu cuido muito entre o incentivar e o forçar, mas quando vi ele já estava com o livro pronto’’ conta a mãe, emocionada.
O menino já havia participado do CARTUCHO, o Encontro de Cartunistas Gaúchos, onde além de ter sido incentivado encontrou pessoas com os mesmos interesses. Este é o primeiro gibi de Carlos que está sempre em busca de novas histórias e pretende lançar uma segunda edição do livro.
Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo/UFN Lilian Streb
Foto: Lucas Linck /LABFEM-UFN
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)