Atração do Livro Livre, Sandro Cartier apresenta canções autorais no show Tudo a seu tempo
No palco do Livro Livre, na noite desta quinta-feira (28), o músico Sandro Cartier apresentou o show autoral Tudo a seu tempo. Velho conhecido do público santa-mariense, durante mais de 30 anos, Cartier atuou como percussionista, acompanhado bandas pelos bares da cidade.

Desta vez, a apresentação no Theatro Treze de Maio revelou um artista mais maduro e dedicado a reencontrar suas origens musicais como cantor, violinista e compositor. Bacharel em Percussão (1995), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sandro também atua como professor do Curso de Música e Tecnologia, na mesma instituição.

No curso de graduação, Sandro desenvolve dois trabalhos autorais: O som que vem das cordas, pesquisando possibilidades sonoras do berimbau, e Ao redor do meu umbigo, onde trata de canções compostas e produzidas em parceria com renomados compositores gaúchos. Este segundo projeto, inclusive, deu origem ao show Tudo a seu tempo, apresentado no Livro Livre.

Plateia afetiva
Na presença de amigos, familiares, fãs e visitantes da 52ª Feira do Livro, Cartier apresentou letras próprias e parcerias, musicadas a partir de poemas, memórias e inspirações. Segundo o artista, Tudo a seu tempo é a sequência do projeto Ao redor do meu umbigo, desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 (2020-2023).
“Naquele momento, no mundo todo, o melhor espaço que a gente poderia ter era o espaço de um abraço. Mas a gente não podia se encontrar, sequer se abraçar”, revelou no palco.

E foi no isolamento social, ao lado da esposa e do filho, que Sandro Cartier encontrou o lugar mais desejado pelas pessoas, soltando a inspiração nas canções que apresentou ao público santa-mariense.

Repertório de Tudo a seu tempo
No Treze, Sandro Cartier esteve acompanhado pelos músicos Arnildo Bebê Pedroso (bateria, percussão e voz), André Bertoncheli (baixo e voz) e João Vitor Cembranel (teclados), o show teve ainda a participação especial de Arthur Reckelberg (baixo e voz).
Além de canções próprias, o artista apresentou músicas em parceria com compositores gaúchos contemporâneos, safra de artistas que cultivam a originalidade e o respeito à cultura local. Nos arranjos, Cartier explora o uso de loops e ambiências sonoras, executadas tanto em tempo real quanto programadas.

Segundo ele, esses efeitos trazem ao artista e ao espectador, um diferencial artístico interessantíssimo, pois apesar da evolução tecnológica estar presente nas produções pops do mundo todo, na música pop regional gaúcha, isso é quase uma novidade.
Mais de Sandro Cartier na Feira do Livro
No dia 03 de setembro (quarta-feira), o músico lança A Sinfonia da Escova, seu quarto livro. A sessão de autógrafos está marcada para às 14h, na Praça Saldanha Marinho.
Trajetória de Sandro Cartierr
Sandro Cartier é mestre (2005) e doutor (2019) em educação pela Universidade de Passo Fundo-RS e Bacharel em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Tem experiência na docência em Música, com ênfase em práticas instrumentais e em instrumentos percussivos. Na área da percussão realiza pesquisa sobre Ritmos e instrumentos Brasileiros e sua utilização associados a tecnologia.
Desta pesquisa possui dois livros editados, o primeiro versa sobre o berimbau e pandeiro e o segundo sobre o desenvolvimento da polirritmia. Em 2009 lança seu primeiro livro infantil O Pirulito Pirou onde busca apresentar a orquestra para as crianças de maneira lúdica e formativa. Em 2022 lançou seu segundo livro infantil Um canto de esperança.

Este livro trata dos valores da família, da importância do respeito aos mais velhos e ao meio ambiente. Em 2023 lançou Bombo Leguero, uma fábula sobre esse instrumento percussivo. Possui extensa atividade na área de construção de instrumentos musicais em projetos socioeducativos onde utiliza materiais alternativos ou reciclados como ferramenta educacional e formativa. Alguns destes instrumentos integram, paralelamente ao projeto cantautor, o seu trabalho solo instrumental O som que vem das cordas.
Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
Próxima atração do Livro Livre
29 DE AGO | SEXTA-FEIRA
19h | NOITE DO PATRONO
O Patrono da 52ª Feira do Livro, Athos Ronaldo Miralha da Cunha, apresenta ao público um momento poético musical com a interpretação das suas poesias, em paralelo com a apresentação de músicas premiadas em diferentes festivais. Natural de Santiago do Boqueirão (RS), Athos Miralha construiu uma trajetória distinta entre a engenharia e a literatura. Engenheiro civil de formação e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, dedicou-se paralelamente à escrita, consolidando-se como um dos grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea. Autor prolífico, Miralha possui um vasto repertório literário, com obras que transitam entre crônicas, poesias, contos e romances.
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.