quarta-feira, agosto 27, 2025
Feira do Livro 2025Programação Infantil

‘Barquinho de Papel’ leva ao Theatro Treze de Maio a conscientização ecológica

Durante a tarde de domingo (24), o espetáculo infantil Barquinho de Papel tomou conta do Theatro Treze de Maio para falar sobre ecologia e água. Na montagem, o grupo Alecrim – Arte e Música aborda a importância da preservação do meio ambiente por meio de personagens que cativam e músicas que embalam o público. 

Foto: Ronald Mendes

Do Chuí ao Oiapoque, a montagem acompanha a viagem de Nina e seu Cão Timão a bordo de um barquinho de papel. Eles buscam uma fonte de água pura – que permita purificar toda a água suja e poluída no mundo. Pelo caminho, eles encontram novos amigos, como o lobo-guará e a arara Aurora, preocupados com a preservação das espécies e com a natureza. Os personagens vivem uma aventura ecológica por rios, lagos e oceanos, encarando problemas relacionados ao desmatamento, às queimadas e à poluição. 

 

O espetáculo reúne poesia e música, conquistando espaço no imaginário do público por meio da riqueza de palavras e descrições. A sintonia dos artistas Camila Borges e Marcelo Schmidt no palco ajuda a transmitir leveza para um assunto tão atual, deixando clara a bagagem artística na produção de espetáculos infantis. 

“Desde 2007, viemos trabalhando com diversos textos, não só com os clássicos infantis mas com os textos criados por nós e os musicais autorais, aqui de Santa Maria. Trabalhar com criança é minha paixão, é um pingo de esperança” comenta a atriz e diretora do espetáculo, Camila Borges.

As crianças navegaram junto dos personagens pelos rios brasileiros, escutando e aprendendo sobre a flora e fauna, cuidado com a natureza e valores como o perdão, a gratidão, a educação e a amizade. A contação de história usa de base o livro de mesmo nome, “Barquinho de Papel”, com música de Marcelo Schmidt e poesia de Raul Maxwell. O teatro musical vai além do que é falado, já que as canções também narram a história, como explica Camila: 

“É importante prestar atenção na letra, no que está sendo contado na canção, para poder entender a narrativa da história.” 

 

O teatro lotado e o coro durante as composições da peça evidenciam o carinho do público pela produção. A programação e outros espetáculos do Alecrim – Arte e Música pode ser conferida por meio do perfil @alecrim.artemusica no Instagram. 

 

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.