quinta-feira, agosto 28, 2025
Feira do Livro 2025Livro Livre

Com “A Sbørnia Kontr’Atracka”, Livro Livre estreia programação cultural da 52ª Feira do Livro de Santa Maria

Na noite desta sexta-feira (22), após a cerimônia de abertura da 52ª Feira do Livro de Santa Maria, as luzes do Theatro Treze de Maio foram apagadas proporcionando  uma imersão ao universo sbørniano. No palco, a apresentação de “A Sbørnia Kontr’Atracka”, espetáculo-sequência do clássico gaúcho “Tangos e Tragédias”, abrindo a programação do Livro Livre.

Simone Rasslan (Nabiha)
Foto: Ronald Mendes

Idealizada por Hique Gomez e Nico Nicolaiewky (1957-2014), a montagem original completou quatro décadas no ano passado.

Em 2025,  “A Sbørnia Kontr’Atracka” reconta causos sobre a ilha flutuante – outrora um país fictício – República da Sbørnia.

 show de música e humor refinado já acumula participações em nove temporadas de verão do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Atualizado e com participações especiais, o espetáculo é conduzido pelos anfitriões Kraunus Sang (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan).

Participação do público

Durante aproximadamente duas horas, maestro e maestrina executaram canções clássicas do Tangos e Tragédias, como “Ana Cristina”, “Aquarela da Sbørnia” e “Copérnico”, além de contarem causos sobre a ilha flutuante – outrora um país fictício – República da Sbørnia

Público dançando com Hique Gomez
Foto: Ronald Mendes

O público formado por adultos e crianças vibrou, cantou e interagiu com os atores. Teve também quem deixasse a timidez de lado para subir no palco e dançar.

A cantoria seguiu pelas escadas do Treze de Maio, ocupou o foyer e terminou na Praça Saldanha Marinho, em uma grande celebração à arte e à memória de Nico Nicolaiewky, cuja imagem foi projetada no palco durante o espetáculo. 

Dança com Hique Gomez
Foto: Ronald Mendes

Coral de Santa Maria marca presença

Destaque do espetáculo para a participação especial do coral Illuminatti (Coral Illumina), de Santa Maria, sob regência da cantora soprano Juliana Pires.

Além dos pequenos cantores, a apresentação contou com as presenças do Professor Ubaldo Kanflutz (Cláudio Levitan), reitor das Universidades de Ciências Fictícias da Sbørnia; MenThales (Tales Melati), tocador de gaita-fole e hipnotizador das montanhas da Kashkadúnia e Pierrot Lunaire (Gabriella Castro), grande sapateadora do Ballet Hiperbølico da Sbørnia.

Coral Illumina
Foto: Ronald Mendes

Ficha Técnica “A Sbørnia Kontr’Atracka”
Criação e direção geral: Hique Gomez
Arranjos e atuação: Hique Gomez e Simone Rasslan
Elenco de apoio: Cláudio Levitan, Tales Melati e Gabriella Castro
Classificação: Livre

Foyer do teatro
Foto: Ronald Mendes

 Próxima atração do Livro Livre

No sábado (23), a escritora Letícia Wierschowski participa de uma conversa com o público abordando carreira e aprendizados em seus 25 anos de estrada: como começou a escrever, a luta para publicar seu primeiro romance e abrir um caminho desconhecido: A Casa das sete mulheres, como nasceu e o que se tornou.

As histórias reais costuradas à ficção. O que se aprende escrevendo sobre a vida? Como a vida entra nas histórias? Os projetos de roteiros, o que os livros nos ensinam e porque precisamos ler mais. A alegria da escrita e como se vingar das tristezas desta vida com personagens e palavras. Mediação: Nikelen Witter.

A programação do Livro Livre é gratuita, sempre às 19h  (exceto dia 03 de setembro) no Theatro Treze de Maio. Convites devem ser retirados no dia de cada evento, diretamente na bilheteria, na Praça Saldanha Marinho, s/n° (Centro).

 

Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.